DO CÉU AO INFERNO: NARRATIVAS SOBRE A PERFORMANCE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO (2013-2014)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.56902Palavras-chave:
Futebol. Jornalismo. Esportes. Narração. Ética.Resumo
Neste texto procuramos: (1) apresentar as narrativas antitéticas veiculadas sobre a performance da seleção brasileira de futebol no jornal Folha de S. Paulo em razão da conquista da Copa das Confederações de 2013 e da eliminação na semifinal da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e (2) trazer à tona o mecanismo estruturante através do qual essas narrativas são ofertadas no mundo social. Para dar conta dessa proposta, o texto foi dividido em três momentos. Nas seções iniciais do manuscrito procuramos levar a cabo o primeiro objetivo, enquanto na terceira parte argumentamos que a eficácia social das narrativas esportivas se constrói mediante duas estratégias relacionais – consagração e estigma – que, em parte, esclarecem a trama na qual as narrativas jornalísticas sobre a seleção brasileira de futebol a levam do “céu” ao “inferno”, sem deixar, no entanto, de retroalimentar o sistema de crenças futebolísticas do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
