PROYECTOS DE ENRIQUECIMIENTO CURRICULAR DE ACTIVIDADES FÍSICAS Y DEPORTIVAS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE PORTUGAL

Autores/as

  • Jorge Soares Universidade da Madeira
  • Hélio Antunes Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90203

Palabras clave:

Curriculum. Escuela. Actividad motora. Proyecto. Deportes.

Resumen

Este estudio tuvo por objetivo determinar la génesis de los proyectos de enriquecimiento curricular relacionados con la actividad física y deportiva de las escuelas públicas en Portugal y comprender los  resultados y factores de éxito de los mismos junto a la comunidad educativa. Se realizó una entrevista a cuatro coordinadores responsables por los proyectos. Los proyectos orientaban sus actividades hacia tres categorías de misión: ejercicio físico y salud; desarrollo socio afectivo; y oferta deportiva a través del club escolar. La diversidad y especificidad de los proyectos ajustados a cada contexto, así como las competencias y el compromiso del profesor responsable, fueron considerados como elementos determinantes. Los factores de éxito y los parámetros de evaluación de los resultados de los proyectos se explican por indicadores cuantitativos de participación de los jóvenes y no por los impactos que causan en la educación, en la aptitud física y deportiva de los jóvenes. No se encontró una conexión coherente entre los objetivos de los proyectos y los indicadores utilizados en la evaluación de los resultados.

 

 

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Biografía del autor/a

Jorge Soares, Universidade da Madeira

Jorge Soares nasceu em 1967 na freguesia do Monte (Funchal) e vive na mesma cidade.

Licenciou-se em Educação Física e Desporto (1992) na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Em 1997 termina o Mestrado Europeu em Gestão do Desporto, na mesma Faculdade.

Foi Coordenador Regional do Desporto Escolar do GCDE, entre 1993 a 1995. A partir de 1995 dedica-se ao ensino da Educação Física e Coordenação do Desporto da Escola Bartolomeu Perestrelo onde ajudou a fundar o clube esportivo escolar (1997) com o mesmo nome e onde foi Coordenador e Presidente da Direção.

Em 2001 opta pela carreira académica na Universidade da Madeira e seis anos mais tarde obtém o Doutoramento em Educação Física e Desporto na especialidade de Ciências do Desporto, sob o tema: Natureza da decisão estratégica em Organizações Desportivas: Estudo das Associações Desportivas de Modalidade. É Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, Departamento de Educação Física e Desporto, onde leciona as disciplinas de Gestão e Marketing do Desporto, Estratégia e Gestão do Desporto; Desporto, Turismo e Desenvolvimento Regional.

É autor e coautor de 21 artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, na área da gestão, organização do desporto e turismo.

Participou em 56 congressos e reuniões científicas com comunicação oral ou poster.

Orientou três teses de Doutoramento e 18 de Mestrado no domínio das ciências do desporto.

Foi Diretor do Curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (2009-2012).

Hélio Antunes, Universidade da Madeira

Doutoramento em Ciências do Desporto - Universidade da Madeira (2014).

Professor Assistente convidado pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira(desde 1/07/09 atá à presente data);

Investigador com várias publicações em livros e revistas científicas, na área da gestão e pedagogia do desporto

Publicado

2020-03-23

Cómo citar

SOARES, J.; ANTUNES, H. PROYECTOS DE ENRIQUECIMIENTO CURRICULAR DE ACTIVIDADES FÍSICAS Y DEPORTIVAS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE PORTUGAL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26018, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90203. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original