A RACIONALIDADE BIOMÉDICA DESPORTIVA E A MATERIALIZAÇÃO DO FAZER CIENTÍFICO NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRGS

Autores

  • Cibele Biehl Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59495

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Pesquisa Qualitativa. Análise Qualitativa.

Resumo

Este estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Biehl Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS

Pós-Doutora pela UFRGS. Doutora e Mestre pelo PPGCMH da UFRGS. Especialista em Psicologia do Esporte e do Exercício pela PUCRS. Licenciada em Educação Física pelo centro Universitário Metodista IPA.  Bolsista CAPES no doutorado.

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Professor do PPGCMH da UFRGS. Assistent Professor of University of Toronto.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BOSSLE, C. B.; FRAGA, A. B. A RACIONALIDADE BIOMÉDICA DESPORTIVA E A MATERIALIZAÇÃO DO FAZER CIENTÍFICO NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRGS. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 877–888, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59495. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59495. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.