TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO DOS PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: MOVIMENTOS DE SENTIDOS NAS ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil
  • Ana Paula Cristino Zimmerman UFSM
  • Vicente Cabrera Calheiros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.99565

Palavras-chave:

Trabalho. Docentes. Ensino.

Resumo

Relata-se análise de movimento de sentidos das categorias trabalho pedagógico, trabalho dos professores e trabalho docente, em artigos de dois periódicos da área de Educação Física, com atenção para como os autores abordam esses temas em artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018. Nos textos lidos, constatou-se: a) os textos não distinguem as categorias em análise, transformando-as em sinônimos; b) “Trabalho docente” é a expressão mais aplicada como sinônimo para referir-se ao trabalho dos professores; c) Organização do trabalho pedagógico é uma expressão aplicada, objetivando sentido mais ampliado que trabalho pedagógico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federa de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Paula Cristino Zimmerman, UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federa de Santa Maria. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Vicente Cabrera Calheiros, Universidade Federal de Santa Maria

 

 Doutor em Educação pela Universidade Federa de Santa Maria

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

FERREIRA, L. S.; ZIMMERMAN, A. P. C.; CALHEIROS, V. C. TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO DOS PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: MOVIMENTOS DE SENTIDOS NAS ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26045, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.99565. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/99565. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais