EDUCAÇÃO FÍSICA, GÊNERO E ESCOLA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.9492Palavras-chave:
Educação física. Identidade de gênero. Preconceito.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as argumentações
que sustentam a afirmação de discriminação das meninas
nas aulas de educação física, na produção das pesquisas
dos programas
sensu stricto em educação física do banco
de teses da CAPES. Cinco estudos foram identificados e
analisados a partir das categorias analíticas: propostas das
pesquisas; discriminação nas aulas de educação física; a
esportivização e o sexismo, e o conceito de sexismo. As
pesquisas, de um lado, denunciam o sistema escolar por reforçar
o sexismo mas, por outro, apontam que gênero não é o
único fator de inclusão e exclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
