O MOVIMENTO E A EMERGÊNCIA DO JOGO DE PAPÉIS NA CRIANÇA COM AUTISMO

Autores

  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória - ES; Brasil
  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória - ES; Brasil
  • Mônica Frigini Siqueira Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, ES, Brasil; Faculdade Novo Milênio, Vila Velha, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88931

Palavras-chave:

Physical Education. Autistic disorder. Child development.

Resumo

O estudo objetiva compreender aspectos do percurso de desenvolvimento do jogo de papéis em crianças com autismo, tendo por eixo principal o movimento. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que enfoca o jogo protagonizado de três crianças com autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, videogravação das sessões e registros em diário de campo. O estudo realizado indica percursos singulares no desenvolvimento do jogo de papéis na brincadeira dessas crianças, seguindo uma direção que parte de interesses e movimentos restritos e ausência de linguagem verbal; percorre um caminho de ampliação e diferenciação do movimento, com presença de vocalizações associadas a funções psíquicas mais elaboradas; e tem como ponto de chegada um processo articulado de delineamento de gestos, linguagem verbal e jogo de papéis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória - ES; Brasil

Professor Associado do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ivone Martins de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória - ES; Brasil

Professora Titular do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mônica Frigini Siqueira, Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, ES, Brasil; Faculdade Novo Milênio, Vila Velha, ES, Brasil

Professora da Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, ES, Brasil; e da Faculdade Novo Milênio, Vila Velha, ES, Brasil

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

CHICON, J. F.; OLIVEIRA, I. M. de; SIQUEIRA, M. F. O MOVIMENTO E A EMERGÊNCIA DO JOGO DE PAPÉIS NA CRIANÇA COM AUTISMO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26021, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.88931. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88931. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais