O DESAFIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SISTEMATIZAÇÕES DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ivan Carlos Bagnara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82888

Palavras-chave:

Conhecimento. Currículo. Educação Física.

Resumo

Objetivando identificar os obstáculos que emergem durante o processo de elaboração curricular e compreender como os professores encaminham as soluções para eles, desenvolvemos, na perspectiva qualitativa, uma pesquisa-ação, da qual participaram dois professores de Educação Física. Os dados produzidos suscitaram cinco categorias para análise: seleção dos conteúdos, conhecimentos escolares, complexificação dos conteúdos, tempos escolares e aporte teórico. Ao analisá-las, pode-se concluir que assumir as responsabilidades inerentes ao trabalho docente possibilita ao professor, ao mesmo tempo, levantar problemas e forjar soluções, as quais devem ser propostas com o auxílio de todos os envolvidos no processo educativo, incluindo as instituições formadoras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Departamento de Humanidades e Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. O DESAFIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SISTEMATIZAÇÕES DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25008, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82888. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82888. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais