FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÃO ENTRE MUNDO DO TRABALHO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Elizara Carolina Marin UFPel
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
  • Marluce Raquel Decian Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Rossato Herbst Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.16670

Palavras-chave:

Prática profissional. Educação Física. Trabalho. Competência profissional.

Resumo

Este artigo apresenta as ações e os resultados de um projeto de formação continuada desenvolvido entre os professores de Educação Física da região da Quarta Colôniae do CEFD/UFSM como também as implicações das políticas governamentais do estado do Rio Grande do Sul nesteprocesso. A contextualização do projeto serviu como pontode partida para elaborarmos uma discussão mais aprofundada sobre o que perpassa um processo de formação continuada,seus desafios, concepções e relações que se estabelecementre Mundo do Trabalho, Políticas Educacionais e Educação.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizara Carolina Marin, UFPel

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e doutorado Sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona (2005), Pós-doutorado (Estágio Sênior no Exterior) na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2015-2016), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (nível de mestrado) da UFSM (período 2011-2013), colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel (desde 2009), professora (Associado 3) da Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, cultura e mídia; lazer e jogo; formação de professores.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Professora Adjunta do CEFD/UFSM, souzamaris@bol.com.br

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física desta instituição. É vice-líder do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física.

Marluce Raquel Decian, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Educação Física (2018) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado em Educação Física (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduação em Educação Física - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em Educação Física, com ênfase nas subáreas sociocultural e pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, jogo, lazer, currículo, produção do conhecimento e Pós-Graduação em Educação Física.

Fabiane Rossato Herbst, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, gestão escolar e formação continuada de professores.

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

MARIN, E. C.; SOUZA, M. da S.; RIBAS, J. F. M.; DECIAN, M. R.; HERBST, F. R. FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÃO ENTRE MUNDO DO TRABALHO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 259–278, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.16670. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/16670. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.