OS DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cláudia Aleixo Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.72941

Palavras-chave:

Etnografia. Currículo. Educação Física.

Resumo

O presente artigo busca narrar a trajetória das decisões teórico-metodológicas e dos desafios acerca do uso da etnografia em um estudo que se desenvolveu no cotidiano curricular de um curso de Educação Física. Destacam-se o processo que envolveu os procedimentos para realização do estudo; as implicações da escolha da etnografia como referencial teórico metodológico; a iniciação à etnografia e o processo de pesquisa de campo resultante de um ano letivo de acompanhamento da rotina curricular. Conclui-se que a etnografia potencializa o entendimento do currículo enquanto construção social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Aleixo Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação Física pela universidade federal do Esírito Santo. Doutorado em andamento na linha de estudos de formação profissional e currículo na Universidade Federal do Espírito Santo.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Espírito Santo, Brasil

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

ALVES, C. A.; FIGUEIREDO, Z. C. C. OS DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1297–1310, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.72941. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72941. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais