A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.69442Palavras-chave:
Docentes. Educação. Currículo.Resumo
A pesquisa consistiu em identificar os tópicos que os professores assumem como objeto de análise, mediante a experiência de uma prática reflexiva baseada na escrita de diários epistêmicos, como a possibilidade de distanciamento, objetivação da própria prática e produção de saber. A técnica de pesquisa foi o diário epistêmico, a partir de um referencial teórico com base nas possibilidades reflexivas da escrita e nas próprias práticas. Quatro casos foram aprofundados com professores da disciplina “Prática Pedagógica Profissional”, pertencente ao currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Estadual da Colômbia. Finalmente, os diários foram abordados pela análise qualitativa. Espera-se contribuir para o debate sobre a formação docente com abordagens que visam à configuração de estratégias formativas baseadas na reflexão, assim como a produção de saber a partir da prática, em uma área em que isso não está consolidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
