A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jorge Andres Jimenez Muñoz Estudante de Pos-graduaçao em Ciencias da Motricidade-Universidade Estadual Paulista Julio da Mesquita Filho. UNESP/Baurú. Endereço: Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01. Bairro: Núcleo Habitacional Presidente Geisel.
  • Fernanda Rossi Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru. Endereço: Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01. Bairro: Núcleo Habitacional Presidente Geisel.
  • Carlos Gaitán Riveros Professor Facultade de Educaçao Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá, Colombia. Endereço: Carrera 58 B No. 135-49. Torre 1 Apto. 1104. Bogotá, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.69442

Palavras-chave:

Docentes. Educação. Currículo.

Resumo

A pesquisa consistiu em identificar os tópicos que os professores assumem como objeto de análise, mediante a experiência de uma prática reflexiva baseada na escrita de diários epistêmicos, como a possibilidade de distanciamento, objetivação da própria prática e produção de saber. A técnica de pesquisa foi o diário epistêmico, a partir de um referencial teórico com base nas possibilidades reflexivas da escrita e nas próprias práticas. Quatro casos foram aprofundados com professores da disciplina “Prática Pedagógica Profissional”, pertencente ao currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Estadual da Colômbia. Finalmente, os diários foram abordados pela análise qualitativa. Espera-se contribuir para o debate sobre a formação docente com abordagens que visam à configuração de estratégias formativas baseadas na reflexão, assim como a produção de saber a partir da prática, em uma área em que isso não está consolidado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-06-21

Como Citar

JIMENEZ MUÑOZ, J. A.; ROSSI, F.; GAITÁN RIVEROS, C. A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 587–600, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.69442. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69442. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais