MATIZES DA LINGUAGEM E RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS
  • Roseli Belmonte Machado FURG
  • Natacha da Silva Tavares
  • Sandro Machado
  • Luan Abel Pereira Pujol
  • Viviane Dulius de Lima

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.68963

Palavras-chave:

Educação Física. Linguagem. Ensino Médio.

Resumo

A inserção da Educação Física na Área das Linguagens tem gerado diversos debates. A partir disto, este estudo se propõe a compreender como os professores de Educação Física e os supervisores escolares do Ensino Médio percebem tal inserção. Para tanto, foi feita uma pesquisa situada numa perspectiva pós-estruturalista, desenvolvida em escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Este artigo está organizado em cinco seções que apresentam os rumos investigativos, os documentos legais que balizam a discussão, uma reflexão sobre a linguagem, uma análise da posição dos professores e supervisores e as considerações finais sobre o estudo. As interpretações indicam que os docentes entrevistados parecem evidenciar diferentes percepções sobre o lugar da Educação Física nesse novo desenho curricular. Prevalece a ideia de linguagem como comunicação e expressão, desafiando-nos a refletir sobre as possibilidades de ampliar a discussão no âmbito da formação inicial e continuada de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS

Professora Adjunta 2 da Escola de Educação Física da UFRGS, licenciada em Educação Física pela UFSM, Mestre em Educação pela UFRGS e doutora em Educação Pela UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Estudos em Didática e  Avaliação em Educação Física Escolar.

Roseli Belmonte Machado, FURG

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação com ênfase nos Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/Canoas (2010). Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Escola de Educação Física em Biomecânica ESEF/UFRGS (2007). Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas (2006).

Natacha da Silva Tavares

Graduada em Educação Física/Licenciatura-UFRGS. Mestranda em Ciências do Movimento Humano PPGCMH

Sandro Machado

Graduado em Educação Física Licenciatura- IPA. Especialização em Estudos Culturais-UFRGS. Graduando em Pedagogia-UFRGS.

Luan Abel Pereira Pujol

Graduando em Educação Física- Licenciatura UFRGS.

Viviane Dulius de Lima

Graduanda em Educação Física- Licenciatura UFRGS

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

FONSECA, D. G. da; MACHADO, R. B.; TAVARES, N. da S.; MACHADO, S.; PUJOL, L. A. P.; LIMA, V. D. de. MATIZES DA LINGUAGEM E RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 661–674, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.68963. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/68963. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais