O CIRCO E A INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.88131Palavras-chave:
Capacitação de professores. Educação superior. Arte. Currículo.Resumo
Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A autoria detém os direitos autorais sobre os manuscritos submetidos e concede à revista Movimento o direito de publicar os textos, de acordo com a política de licença aberta adotada pelo periódico.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), seguindo o modelo de Acesso Aberto (Open Access), que permite o acesso virtual, sem restrição (incluindo as financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
Ao realizar a submissão do manuscrito, a autoria precisa declarar estar ciente das licenças de direitos autorais que entrarão em vigor caso o manuscrito seja aceito e publicado, conforme termos descritos abaixo:
- O acesso aberto é a condição em que a/o detentor/a dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY);
- O acesso aberto é gratuito e imediato ao trabalho, autorizando qualquer usuária/o a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
A revista Movimento encoraja a autoria a autoarquivar os manuscritos aceitos, disponibilizando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e também em perfis pessoais, desde que seja incluída a referência completa à versão publicada no website do periódico e/ou na página da coleção SciELO.