ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NAS MATRIZES CURRICULARES SOBRE AS CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E DO DESPORTO

Autores

  • Pedrona Serra Payeras Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC-Barcelona). Barcelona, Cataluña
  • María Teresa Vizcarra Morales Universidad del País Vasco (UPV/EHU). Escuela Universitaria de Magisterio. Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Vitoria, País Vasco
  • Beatriz Garay Ibáñez de Elejalde Universidad del País Vasco (UPV/EHU). Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Departamento de Educación Física y Deportiva. Vitoria, País Vasco
  • Maria Prat Grau Universitat Autónoma de Barcelona. Facultad de Ciencias de la Educación. Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal. Cerdanyola, Barcelona
  • Susanna Soler Prat Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC-Barcelona). Barcelona, Cataluña

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56959

Palavras-chave:

Sexismo. Currículo. Educação superior. Mudança Social.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a introdução da perspectiva de gênero no currículo universitário e, mais especificamente, no grau de Ciências da Atividade Física e do Desporto. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo e discurso de 763 guias de ensino de 16 universidades espanholas. Os resultados mostram como a construção do conhecimento, e as várias maneiras de transmissão traz implicações diferentes para o grau de transformação das relações de gênero. As contribuições deste estudo podem ser úteis para a concepção de propostas educativas que visam incluir a perspectiva de gênero e promover a transformação social do ensino universitário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-08-15

Como Citar

PAYERAS, P. S.; MORALES, M. T. V.; IBÁÑEZ DE ELEJALDE, B. G.; GRAU, M. P.; PRAT, S. S. ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NAS MATRIZES CURRICULARES SOBRE AS CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E DO DESPORTO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 821–834, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.56959. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56959. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais