FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO COMPARATIVA ENTRE DUAS REALIDADES

Autores

  • Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos Barboni Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Elson Moura Dias Junior Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64230

Palavras-chave:

Formação. Educação Física. Universidades. Currículo.

Resumo

Este trabalho analisa as diferenças entre os cursos de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, no Brasil, e a Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em Portugal, confrontando documentos de ambas as universidades. Foram analisadas as categorias: tempo de formação, elenco de disciplinas, concepção de licenciatura e bacharelado e perfil profissional; salientando principalmente os contextos histórico, social e político díspares em que ambas as universidades estão inseridas, e o reflexo disso nos currículos, metodologias e didáticas díspares. Identificou-se forte impacto do contexto histórico e social na construção dos currículos universitários, e no traçado do perfil profissional que cada universidade busca formar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos Barboni, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEFS, Licenciada em Ciências Biológicas na mesma instituição.

Elson Moura Dias Junior, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista pela Universidade do Estado da Bahia.Mestre em Educação, sociedade e práxis pedagógica, FACED-UFBA. Atualmente professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

BARBONI, V. G. de A. V.; DIAS JUNIOR, E. M. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO COMPARATIVA ENTRE DUAS REALIDADES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 379–392, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64230. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64230. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Ensaios