EPISÓDIOS MARCANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS POR MEIO DE NARRATIVAS

Autores

  • Eliane Isabel Fabri Mestranda em Educação para a Docência - Unesp Bauru.
  • Fernanda Rossi Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.
  • Lilian Aparecida Ferreira Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56785

Palavras-chave:

Aprendizado baseado em problemas. Ensino fundamental e médio. Narração.

Resumo

A escola, lugar no qual os estudantes passam um tempo considerável e intenso de relações, se constitui como um cenário de possibilidades de construção de experiências. Este estudo buscou identificar e analisar os episódios, em formato de casos de ensino, escritos por alunos do ensino médio sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. As experiências narradas pelos alunos trouxeram indagações aos professores de Educação Física no sentido de mobilizar o saber orgânico para um saber verbalizado, constituindo com isso uma pedagogia que reconheça efetivamente a experiência discente como um saber.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Isabel Fabri, Mestranda em Educação para a Docência - Unesp Bauru.

Mestranda em Educação para a Docência - Unesp Bauru.

Fernanda Rossi, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru. Graduada em Licenciatura em Educação Física (Unesp Bauru), Mestre e Doutora em Ciências da Motricidade - Área de Concentração: Pedagogia da Motricidade Humana (UNESP Rio Claro).

Lilian Aparecida Ferreira, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

FABRI, E. I.; ROSSI, F.; FERREIRA, L. A. EPISÓDIOS MARCANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS POR MEIO DE NARRATIVAS. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 583–596, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.56785. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56785. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais