‘I AM NOT A FOREIGNER ANYMORE’: A MICRO-SOCIOLOGICAL STUDY OF THE EXPERIENCES OF BRAZILIAN FUTSAL PLAYERS IN EUROPEAN LEAGUES

Autores

  • Paul Dimeo University of Stirling
  • Carlos Henrique Ribeiro UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3082

Palavras-chave:

Migração. Esportes. Sociologia

Resumo

Este estudo representa uma parte de uma linha de pesquisa que investiga as relações entre Esporte e Migração. Focamos nossa investigação em jogadores brasileiros de futsal que atuam em ligas européias, principalmente em países que mantém ligas profissionais de destaque, como Portugal e Espanha. Abordamos aqui as características por vezes estereotipadas da forma brasileira de jogar, com suas habilidades e atuação em quadras estrangeiras. Estas características com relação as suas performances acabam por servir tanto aos jogadores quanto aos clubes que os contratam alimentando o interesse dos torcedores. Entrevistamos 20 jogadores brasileiros de futsal quando estes estavam em férias no Brasil, em suas cidades-natais. Focamos nosso trabalho em três questões: a) adaptação ao novo país em relação à vida social e dentro das quadras; b) questões sobre identidade, focando na possível aquisição de uma nova cidadania; c) questões sobre ordem familiar e independência financeira. As análises das entrevistas apontam para um dado positivo da experiência em países no estrangeiro, principalmente sobre a aquisição de um “estilo” europeu de jogar futsal. Encontrarmos também a questão do não-pertencimento, seus vínculos afetivos deixados no Brasil e a tentativa de formar uma poupança financeira voltada para os anos de aposentadoria. Estudos futuros podem revelar como a relação entre esporte e migração atinge uma parcela significativa de atletas brasileiros e suas conseqüências em termos sociais, econômicos e pessoais para os que partem para as quadras estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paul Dimeo, University of Stirling

Sports Department

Carlos Henrique Ribeiro, UNISUAM

Educação Física

Downloads

Publicado

2009-02-16

Como Citar

DIMEO, P.; RIBEIRO, C. H. ‘I AM NOT A FOREIGNER ANYMORE’: A MICRO-SOCIOLOGICAL STUDY OF THE EXPERIENCES OF BRAZILIAN FUTSAL PLAYERS IN EUROPEAN LEAGUES. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 33–44, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3082. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3082. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais