Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola

Autores

  • Ricardo de F. Lucena

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2846

Palavras-chave:

Esporte na escola. Ginástica. Educação Física

Resumo

o texto trata de duas questões básicas: A partir de que período podemos enxergar a presença do esporte no ambiente escolar? E, sob que propósito pensar a prática do esporte e da ginástica/educação física na escola? O pressuposto básico é que os mesmos elementos que moldam o gosto pela prática esportiva e que surgem no contexto social específico da segunda metade do século XIX e início do século XX no Brasil, vão subsidiar a argumentação pró ginástica na escola. Esses elementos estão baseados num processo crescente de diferenciação individual, na necessidade de refinamento das ações e numa autocensura abrangente. Nesse sentido, o esporte e a ginástica/educação física não são ações antagônicas mas complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

LUCENA, Ricardo de F. Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 155–164, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2846. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.