Princípios Pedagógicos dos Teaching Games for Understanding e da Pedagogia Não-Linear no Ensino da Educação Física

Autores

  • Filipe Manuel Clemente RoboCorp Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade de Coimbra Estádio Universitário, Pavilhão 3 Coimbra, Portugal 3040156

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.27495

Palavras-chave:

Ensino da Educação Física, Teaching Games for Understanding, Pedagogia Não-Linear.

Resumo

Os modelos de ensino ecológicos na Educação Física distingue-se pela sua pertinência no sentido de centrar o ensino no aluno. Especificamente, os Teaching Games for Understanding e a Pedagogia Não-Linear são modelos que possibilitam um processo pedagógico baseado na dinâmica intrínseca dos jogos desportivos, destacando-se pela sua pertinência para o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual dos alunos. No entanto, como modelos recentes necessitam de ser devidamente compreendidos e orientados no sentido de resultaram proficuamente na intervenção didática. Nesse sentido o presente artigo procura desenvolver os princípios pedagógicos que baseiam os modelos: i) a seleção do tipo de jogo; ii) a modificação do jogo por representação; iii) a modificação por exagero; e iv) o ajustamento da complexidade tática. Em suma, procurar-se-á definir os princípios basilares que deverão sustentar a intervenção didática do professor de Educação Física, aquando dos modelos ecológicos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Manuel Clemente, RoboCorp Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade de Coimbra Estádio Universitário, Pavilhão 3 Coimbra, Portugal 3040156

He graduated in Sports and Leisure at the Coimbra College of Education (ESEC) in 2010. He is currently attending the M.Sc. in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Schools in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education – University of Coimbra (FCDEF-UC). His research interests covers the areas of Match Analysis, Motor Control and Learning, Sports Training Methodology, Team Sport Games and Small Sized Games.

Downloads

Publicado

2012-05-04

Como Citar

CLEMENTE, F. M. Princípios Pedagógicos dos Teaching Games for Understanding e da Pedagogia Não-Linear no Ensino da Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 315–335, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.27495. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/27495. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Ensaios