EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL SIGLO XXI. UNA MIRADA DESDE EL DOCENTE UNIVERSITARIO

Autores

  • Alberto Moreno Doña Universidad Austral de Chile
  • Carmen Trigueros Cervantes Universidad de Granada
  • Enrique Rivera García Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.27023

Palavras-chave:

Educação Física. Papel profissional. Responsabilidade Social.

Resumo

Neste trabalho são analisadas, qualitativamente, as percepções de 28 professores universitários da Faculdade de Educação Física em relação às funções da educação física, aprofundando-se na função da transformação das desigualdades de origem. Em geral, os procedimentos de análises usados cingem-se às propostas da fragmentação e da articulação da “Grounded Theory”. Conclui-se que a função da transformação social da educação física está relacionada com o dever de ser profissional, que ainda está concretizando-se, e estabelece-se uma série de princípios pedagógicos centrados na necessidade de revisar a sustentação epistemológica da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Moreno Doña, Universidad Austral de Chile

Doctor en Educación Física. Académico Jornada Completa. Instituto de Filosofía y Estudios Educacionales. Facultad de Filosofía y Humanidades.

Carmen Trigueros Cervantes, Universidad de Granada

Doctora en Educación Física. Profesora Titular de Universidad. Facultad de Ciencias de la Educación.

Enrique Rivera García, Universidad de Granada

Doctora en Educación Física. Profesor Titular de Universidad. Facultad de Ciencias de la Educación.

Downloads

Publicado

2012-08-08

Como Citar

MORENO DOÑA, A.; TRIGUEROS CERVANTES, C.; RIVERA GARCÍA, E. EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL SIGLO XXI. UNA MIRADA DESDE EL DOCENTE UNIVERSITARIO. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 33–54, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.27023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/27023. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais