ESTUDO OBSERVACIONAL DO SEXISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUL DA ESPANHA

Autores

  • Óscar DelCastillo-Andrés Universidad de Sevilla
  • María del Carmen Campos-Mesa Universidad de Sevilla
  • Caroliona Castañeda Universidad de Sevilla
  • Gloria González Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55208

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento. Pesquisa qualitativa. Identidade de gênero. Ensino fundamental e médio.

Resumo

Esta pesquisa analisa o comportamento de 240 estudantes para determinar como se estabelecem comportamentos sexistas entre os alunos de Educação Física da Educação Secundária em Sevilha (Espanha). Categorizaram-se códigos descritivos de observação. Foram identificadas três categorias relacionadas ao comportamento sexista: envolvimento na tarefa, solicitação de informação adicional e aceitação de tarefas. Uma escala de observação foi utilizada para registrar as frequências. O teste de Mann-Whitney establece uma p < 0,05 para rejeitar a hipótese nula. Encontrou-se comportamento sexista no envolvimento na tarefa. Não aparece discriminação na solicitação de informação adicional e aceitação de tarefas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Óscar DelCastillo-Andrés, Universidad de Sevilla

Dr. Óscar del Castillo Andrés (ocastillo@us.es). Educational Sciences Faculty of the Universidad de Sevilla. Physical Education and Sport Deparment. Spain

María del Carmen Campos-Mesa, Universidad de Sevilla

Dra. María del Carmen Campos Mesa (mccampos@us.es). Educational Sciences Faculty of the Universidad de Sevilla. Physical Education and Sport Deparment. Spain

Caroliona Castañeda, Universidad de Sevilla

Dra. Caolina Castañeda Vázquez (carolinacv@us.es). Educational Sciences Faculty of the Universidad de Sevilla. Physical Education and Sport Deparment. Spain

Gloria González, Universidad de Sevilla

Dra. Gloria González Campos (gloriagc@us.es). Educational Sciences Faculty of the Universidad de Sevilla. Physical Education and Sport Deparment. Spain

Publicado

2015-12-11

Como Citar

DELCASTILLO-ANDRÉS, Óscar; CAMPOS-MESA, M. del C.; CASTAÑEDA, C.; GONZÁLEZ, G. ESTUDO OBSERVACIONAL DO SEXISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUL DA ESPANHA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 263–278, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.55208. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55208. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais