FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2431

Palavras-chave:

Docentes. Ensino. Conhecimento.

Resumo

Pretendemos refletir sobre a necessidade dos docentes, que atuam na formação de professores em educação física, em romper com o paradigma técnico-instrumental, rumo a uma nova epistemologia da prática docente. Inicialmente estabelecemos um debate sobre o processo de proletarização do ensino que alimenta a dificuldade em se romper com o paradigma dominante presente na formação docente. Após, buscamos compreender a necessidade de mudanças e as possibilidades de uma prática reflexiva no trato com o conhecimento na formação de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi

Professora Doutora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2008-11-14

Como Citar

BARBOSA-RINALDI, I. P. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 185–207, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2431. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2431. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios