HOMOSSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Carlos Ferreira da Cunha Junior
  • Victor Andrade de Melo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2229

Palavras-chave:

Homossexualismo. Preconceito. Discriminação.

Resumo

Este estudo objetiva indicar possíveis preconceitos e discriminações para com homossexuais masculinos no âmbito da Educação Ffsica/esporte. Para alcance do objetivo foi realizada uma revisão da literatura e uma análise avalitativa de dez entrevistas. As constatações básicas foram: a) existe preconceito e discriminação para com homossexuais; b) Educação Física escolar e professor foram apontados como responsáveis pelo afastamento dos homossexuais das atividades físicas/esportivas fora da escola; c) os professores contribuem com a perpetuação do preconceito e da discriminação; d) os homossexuais têm poucos espaços para a prática de atividades físicas/esportivas. Conclui indicando que tais questões devem constituir-se um desafio para os professores de Educação Física.

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Biografia do Autor

Carlos Ferreira da Cunha Junior

Mestrado em Educação - Univ.do Estado do Rio de Janeiro/Colégio Pedro II

Victor Andrade de Melo

Doutorado em Educação Física - Univ. Gama Filho/Universidade Federal Fluminense

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Publicado

1996-12-22

Como Citar

CUNHA JUNIOR, C. F. da; MELO, V. A. de. HOMOSSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Movimento, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 18–24, 1996. DOI: 10.22456/1982-8918.2229. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2229. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais