CORPOS FEMININOS VOLUMOSOS E ESTÉTICA: DISCURSOS CONTRA-HEGEMÔNICOS SOBRE BELEZA EM BLOGS NA INTERNET

Autores

  • Marcos Roberto Godoi UFMT

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.20972

Palavras-chave:

corpos femininos. estética. discursos. blogs. Internet.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens sobre corpos femininos volumosos e estética. A metodologia consistiu no levantamento de discursos e imagens em blogs da Internet e sua análise com base no materialismo cultural, na concepção dialógica de linguagem e nos estudos de gênero. Concluiu-se que os blogs apresentaram discursos contra-hegemônicos em relação ao padrão estético corporal da “beleza de mercado” e são espaços políticos e culturais de diálogo e fortalecimento do grupo de mulheres e homens que apreciam outra forma de ser bela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi, UFMT

Licenciado em Educação Física pela UFMT (1999), Mestre em Estudos da Linguagem UFMT (2006), Prof. da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá (2000-atual), Ex-professor do UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande (2003-2008) e da UFMT (2008-2009). Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) da UNEMAT.

Downloads

Publicado

2011-10-07

Como Citar

GODOI, M. R. CORPOS FEMININOS VOLUMOSOS E ESTÉTICA: DISCURSOS CONTRA-HEGEMÔNICOS SOBRE BELEZA EM BLOGS NA INTERNET. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 153–173, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.20972. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/20972. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais