ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA DO TAEKWONDO

Autores

  • Rebeca Cardozo Coelho Universidade do Porto
  • Lev Kreft Faculdade de Arte e da Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubljana (UL), Eslovénia.
  • Teresa Lacerda Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (UP), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.37574

Palavras-chave:

Experiência Estética. Taekwondo. Jogo. Risco.

Resumo

Conhecimento com um vasto potencial ainda por explorar, a estética do desporto desperta cada vez mais interesse no campo científico. Este ensaio busca contribuir para a compreensão da experiência estética vivenciada pelo atleta de Taekwondo. Realça-se que esta experiência decorre do jogo do Taekwondo, no qual importa considerar o desafio, a disputa, de que decorre imprevisibilidade, gerando-se situações de risco. Este arriscar, deslizar na imaginação e na ação, conduz umas vezes ao prazer, outras ao desprazer, ambos configuradores da experiência estética.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Cardozo Coelho, Universidade do Porto

Estudante/Investigadora do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D), na área do Desporto, Educação e Cultura, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Domínio de Especialização: Desporto, Educação e Cultura. Filosofia do Desporto. Desporto e Subjectividade.

Atuais interesses de Investigação: Estética do Desporto, em particular identificação dos aspectos que permitem caracterizar e compreender a experiência estética pelo desporto.

    

Lev Kreft, Faculdade de Arte e da Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubljana (UL), Eslovénia.

Professor da Faculdade de Arte e da Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubljana (UL), Eslovénia.

Teresa Lacerda, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (UP), Portugal.

Professora do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (UP), Portugal.

Downloads

Publicado

2013-04-20

Como Citar

COELHO, R. C.; KREFT, L.; LACERDA, T. ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA DO TAEKWONDO. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 295–314, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.37574. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/37574. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Ensaios