Educação Física Cultural

o currículo em ação pela ótica docente

Autores

  • Anna Carolina Carvalho de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7875-6575
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP)
  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127698

Palavras-chave:

Currículo cultural, Educação Física, Relato de experiência

Resumo

O currículo cultural se apresenta enquanto proposta que busca superar as práticas hegemônicas e eurocêntricas, reconhecer e valorizar as diferenças e problematizar as desigualdades e injustiças com vistas a contribuir com a formação de sujeitos solidários. Para tanto, os professores que afirmam colocá-lo em ação são agenciados por determinados princípios ético-políticos, o que os leva a tematizar determinadas práticas corporais mediante encaminhamentos pedagógicos singulares. A fim de identificar as percepções acerca dessa proposta, o presente artigo submete ao confronto com a teoria curricular cultural, os dados gerados a partir de entrevistas narrativas feitas com  professores que atuam numa instituição pública cujo projeto político pedagógico se alinha a essa vertente de ensino. A investigação reconhece que, de acordo com as falas docentes, houve mudança da percepção estudantil sobre as práticas corporais. Os estudantes puderam encontrar nesse espaço educacional o reconhecimento de suas identidades, tendo maior possibilidade de vivenciar experiências inéditas e diversificadas que promoveram maior representatividade, o que gerou provável identificação com as práticas corporais tematizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolina Carvalho de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Educação Básica com ênfase em Educação Física Escolar formada pelo Programa de Pós graduação CESPEB - Curso de Especialização Saberes e práticas na Educação Básica pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Educação Física no Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) que fica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora da disciplina Educação Física no Colégio Pedro II, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Área de Concentração Estudos da Motricidade Humana da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) e cursa Bacharel em Educação Física no (IEFD/UERJ) com previsão de conclusão em 2021. É membro-Estudante do Grupo de pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC). As ênfases das suas pesquisas são em temas relacionados à: Área psicossociocultural e pedagógica da Educação Física.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação (2022-2023). Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação, orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado; supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e adjunto IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bolsista Prodocência), onde atua respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. Também exerce a função de técnico de polo aquático do Fluminense Football Club e de docente na UNESA no curso de Educação Física, tendo sido contemplado como bolsista produtividade. É líder do Grupo de pesquisa em Escola , Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq .Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar, envelhecimento, gestão do esporte e políticas públicas.

Referências

BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Aleturgia do currículo cultural na educação física. Conexões, v. 19, p. e021032-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660658

COLÉGIO PEDRO II. Departamento de Educação Física. In: COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico Institucional Colégio Pedro II. p. 234-260. 2018. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2018/JUL/PPPI%20NOVO.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de S. (org.); DESLANDES, Suely F.; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 31–60.

FÉLIX, Jeane. Entrevistas on-line ou algumas pistas de como utilizar bate-papos virtuais em pesquisas na educação e na saúde. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisa pós-crítica em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Carlos Henrique Rego; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Educação Física que não escolhe, acolhe. Movimento, v. 29, p. e29003, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124789

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação física, currículo cultural e a educação de jovens e adultos: novas possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia. A abordagem das diferenças no currículo cultural da Educação Física. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 39-56, 2020.

NEIRA, Marcos Garcia. A seleção dos temas de ensino do currículo cultural da Educação Física. Revista Educación Física y Deporte, v. 32, p. 1421-1430, 2013.

NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da Educação Física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Coleção textos fcc, v. 53, p. 53-102, 2017.

NEIRA, Marcos Garcia. Currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, v.16, n. 1, p. 4-28 jan./mar. 2018b.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física. São Paulo: Blucher, 2011. (Coleção: A reflexão e a prática no ensino – Educação Física) v. 8.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018a. v. 1. 166p.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline (org.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40.

NEVES, Marcos Ribeiro das; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: princípios, procedimentos didáticos e diferenciações. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 4, p. 108-124, 2019.

NUNES, Hugo César Bueno. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. 2018. 157. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da educação física: cenas de uma escola municipal paulistana. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos; NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do pós- colonialismo para o currículo cultural da Educação Física. Revista Educação (UFSM) ano 44, e85, p. 1-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644437352

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos; NEIRA, Marcos Garcia. Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino médio na rede estadual paulista. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. 1-19, jun. 2020.

SOUZA, Anna Carolina Carvalho de. Possíveis caminhos de ressignificação curricular na Educação Física: uma perspectiva multicultural. 2021. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

SOUZA, Anna Carolina Carvalho; TELLES, Silvio de Cassio Costa. A percepção de professores de Educação Física sobre uma escrita curricular culturalmente orientada. Research, Society and Development, v. 10, p. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18288

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

DE SOUZA, A. C. C.; GARCIA NEIRA, M. .; COSTA TELLES, S. de C. Educação Física Cultural: o currículo em ação pela ótica docente. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29039, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.127698. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127698. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.