REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PARTICIPANTES DE PROJETO ESPORTIVO DE VITÓRIA

Autores

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jéssica de Souza Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renata Silva Jorge Universidade Federal do Espírito Santo
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65543

Palavras-chave:

Projetos de investimento social. Esportes juvenis. Valores sociais.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar as representações sociais que os adolescentes participantes das Escolinhas de Esportes de Vitória/ES têm sobre esse projeto social. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais. Como fonte na produção dos dados, realiza entrevistas semiestruturadas com 108 participantes do projeto. No processo de interpretação, utiliza o software Iramuteq, por meio das seguintes estratégias analíticas: nuvem de palavras, análise de similitudes e classificação hierárquica descendente. Como resultado, constata que a palavra “jogar” constitui o núcleo central das representações sociais dos entrevistados. Os sentidos vinculados ao jogar estão relacionados com a amizade, o aprender as modalidades esportivas, a estética/saúde, a ascensão social e com novas perspectivas de vida. Para além dessas figuras do aprender, identifica representações associadas ao caráter moralista dos projetos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor pela UGF/RJ; Professor Adjunto do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Membro do Proteoria.

Jéssica de Souza Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do PPGEF/UFES. Membro do Proteoria.

Renata Silva Jorge, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do PPGEF/UFES. Membro do Proteoria.

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da UFES. Professor do Programa de Pós-Graduação da UFES. Membro do Proteoria.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da UFES. Professor do Programa de Pós-Graduação da UFES. Membro do Proteoria.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

MELLO, A. da S.; SILVA, J. de S.; JORGE, R. S.; SCHNEIDER, O.; SANTOS, W. dos. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PARTICIPANTES DE PROJETO ESPORTIVO DE VITÓRIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 399–412, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.65543. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65543. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais