Impacto da pandemia da covid-19 na produção de artigos com idosos

como a área da Educação Física foi afetada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137223

Palavras-chave:

COVID-19, Indicadores Bibliométricos, Idoso, Educação Física e Treinamento

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 na produção de artigos de Educação Física com idosos. Nesse estudo bibliométrico, 558 pesquisadores de programas de pós-graduação do Brasil na área da Educação Física tiveram sua produção científica avaliada entre os anos 2018 e 2022. Foram incluídos apenas artigos cujo público-alvo era idoso. Os artigos foram analisados segundo os estratos Qualis e o fator de impacto das revistas. De um total de 17.932 artigos, 969 eram estudos com idosos. Durante a pandemia, houve uma queda na quantidade de artigos publicados sobre idosos (P = 0,001), com piora nos estratos Qualis (P = 0,001). O fator de impacto das revistas não foi afetado pela pandemia (P = 0,426). Os resultados apontam impacto da pandemia da COVID-19 na produção de artigos sobre idosos, fato que deve ser considerado por agências de fomento antes de avaliar pesquisadores e programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Christofoletti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Gustavo Christofoletti concluiu o curso de Fisioterapia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), é especialista em Fisioterapia  Neurofuncional pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP   Programa Capes: 06) e doutor em Ciências  Biomédicas pela UNICAMP (Programa Capes: 05).  Desenvolve pesquisa na área neurofuncional, tendo publicados artigos em periódicos nacionais e internacionais. É docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), orientador do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento do Centro-Oeste (nível mestrado e doutorado) e pós-doutorando pelo Departamento de Fisioterapia da Washington University in St Louis (St Louis, Missouri, Estados Unidos).

Referências

ANDRIOLO, Adagmar et al. Classification of journals in the QUALIS System of CAPES urgent need of changing the criteria! Arquivos de Neuropsiquiatria, v. 68, n. 2, p. 327-329, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s0004-282x2010000200037

AYENIGBARA, Israel Oluwasegun et al. COVID-19 (SARS-CoV-2) pandemic: fears, facts and preventive measures. Germs, v. 10, n. 3, p. 218-228, 2020. DOI: https://doi.org/10.18683/germs.2020.1208

BARATA, Rita Barradas. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface, v. 23, p. e180635, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.180635

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde - CNS. Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/recomendacoes-2020/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acesso em: 20 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 913, de 22 de ABRIL de 2022. Declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) e revoga a Portaria GM/MS nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Brasília: Ministério da Saúde; 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-913-de-22-de-abril-de-2022-394545491. Acesso em: 20 out. 2023.

BRAVALHIERI, Anna Alice et al. Impact of social isolation on the physical and mental health of older adults: a follow-up study at the apex of the covid-19 pandemic in Brazil. Dementia and Geriatric Cognitive Disorders, v. 51, n. 3, p. 279-284, 2022. DOI: https://doi.org/10.1159/000525661

CAMACHO-CARDENOSA, Alba et al. Influencia de la actividad física realizada durante el confinamiento en la pandemia del covid-19 sobre el estado psicológico de adultos: un protocolo de estúdio. Revista Española de Salud Pública, v. 94, n. 12, p. e202006063, 2020. Disponivel em: https://www.sanidad.gob.es/biblioPublic/publicaciones/recursos_propios/resp/revista_cdrom/VOL94/PROTOCOLOS/RS94C_202006063.pdf. Acesso em: 2 abr. 2024.

CASTRO, Rosana. Vacinas contra a Covid-19: o fim da pandemia? Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 31, n. 1, p. e310100, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310100

CHEN, Yiyin et al. Aging in COVID-19: vulnerability, immunity and intervention. Ageing Research Review, v. 65, p. 101205, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arr.2020.101205

COLLINS, Caitlyn. Productivity in a pandemic. Science, v. 369, n. 6504, p. 603, 2020. DOI:10.1126/science.abe1163

DELLAGOSTIN, Odir Antônio. Análise do fomento à pesquisa no país e a contribuição das agências federais e estaduais. Revista Inovação & Desenvolvimento, v. 1, n. 6, p. 6-12. Disponível em: https://revistainovacao.facepe.br/index.php/revistaFacepe/article/view/62. Acesso: 30 nov. 2023.

GRAMACHO, Wladmir Gonzalevitch; TURGEON, Mathieu. When politics collides with public health: COVID-19 vaccine country of origin and vaccination acceptance in Brazil. Vaccine, v. 39, n. 19, p. 2608-2612. DOI: https://doi.org/10.1016/j.vaccine.2021.03.080

GILBERT, Andrew Simon et al. “Keeping our distance”: Older adults’ experiences during year one of the COVID-19 pandemic and lockdown in Australia. Journal of Aging Studies, v. 67, p. 101170, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaging.2023.101170

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Tendências no campo da educacão física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 233-241, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.02.005

HA, Tam Cam; TAN, Say Beng; SOO, Khee Chee. The journal impact factor: too much of an impact? Annals of the Academy of Medicine, Singapore, v. 35, n. 12, p. 911-916, 2006. Disponível em: https://www.annals.edu.sg/pdf/35VolNo12Dec2006/V35N12p911.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.

HALLAL, Pedro Curi. SOS Brazil: science under attack. Lancet, v. 397, n. 10272, p. 373–374, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00141-0

MACCARI, Emerson Antonio et al. Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 5, n. 9, p. 171-205, 2011. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/147. Acesso em: 8 abr. 2024

NASCIMENTO, Juliana Luporini; NUNES, Everardo Duarte. Quase uma auto/biografia: um estudo sobre os cientistas sociais na saúde a partir do Currículo Lattes. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 4, p. 1077-1084, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.12482013

NASCIMENTO, Oromar Augusto dos Santos; LAZZAROTTI FILHO, Ari. O periodismo científico da Educação Física brasileira: periódicos, instituições e indexadores. Movimento, v. 29, p. e29048, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130313. Acesso em: 8 abr. 2024.

OLIVEIRA, Amurabi et al. Gênero e desigualdade na academia brasileira: uma análise a partir dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Configurações, v. 2, p. 75-93, 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.11979

PANG, Natalie et al. Older Adults and the Appropriation and Disappropriation of smartphones. International Conference on Human Aspects of IT for the Aged Population, v. 9193, p. 484-495, 2015. DOI. https://doi.org/10.1007/978-3-319-20892-3_47

PEDROSA, Gabriel Frazao Silva; DIETZ, Karin Gerlach. A prática de ensino de arte e educação física no contexto da pandemia da COVID-19 Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 6, p. 103-112, 2020. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3894895

PEEBLES, Erin; SCANDLYN, Marissa; HESP, Blair R. A retrospective study investigating requests for self-citation during open peer review in a general medicine journal. PLoS One, v. 15, n. 8, p. e0237804, 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237804

RODRIGUEZ-MORALES, Alfonso et al. COVID-19 in Latin America: the implications of the first confirmed case in Brazil. Travel Medicine and Infectious Disease, v. 35, p. 101613, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101613

ROLIM, Paulo Yvens Farias, RAMOS, Anatália, Saraiva Martins. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Avaliação, v. 25, n. 3, p. 525-545, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300002

SÁNCHEZ-ORO, Raquel et al. Marie Curie: How to break the glass ceiling in science and in radiology. Radiologia (English Edition), v. 63, n. 5, p. 456-465, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rxeng.2021.04.005

SANTOS-PINTO, Cláudia Du Bocage; MIRANDA, Elaine Silva; OSORIO-DE-CASTRO, Claudia Garcia Serpa. O "kit-covid" e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, p. 20212021, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020

SEGOVIA-SAIZ, Carla et al. Techo de cristal y desigualdades de género en la carrera profesional de las mujeres académicas e investigadoras en ciencias biomédicas. Gaceta Sanitaria, v. 34, n. 4, p. 403-410, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gaceta.2018.10.008

SYMONS, Michelle et al. Physical activity during the first lockdown of the COVID-19 pandemic: investigating the reliance on digital technologies, perceived benefits, barriers and the impact of affect. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 11, p. 5555, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18115555

WIERSINGA, Willem Joost et al. Pathophysiology, transmission, diagnosis, and treatment of coronavirus disease 2019 (COVID-19): a review. JAMA, v. 324, n. 8, p. 782-793, 2020. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.12839

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/?mapFilter=deaths. Acesso em: 23 nov. 2023.

XIMENES, Ricardo Arraes de Alencar et al. Covid-19 no nordeste do Brasil: entre o lockdown e o relaxamento das medidas de distanciamento social. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26, n. 4, p. 1441-1456, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021264.39422020.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Como Citar

PORTO PINTO, V.; JANE LEMOS DE MELO, S.; DUARTE FANTESIA COSTA CRUZ, A.; GARCIA DE OLIVEIRA DIAS, S.; NOGUEIRA BURKE, T.; CHRISTOFOLETTI, G. Impacto da pandemia da covid-19 na produção de artigos com idosos: como a área da Educação Física foi afetada?. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30005, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.137223. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137223. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais