O periodismo científico da educação física brasileira

periódicos, instituições e indexadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130313

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Publicações Periódicas, Campo acadêmico-científico, Bases de Dados de Citações

Resumo

Objetivou-se elaborar um panorama do periodismo científico da educação física brasileira, dentro das dinâmicas vigentes no campo acadêmico-científico. Buscou-se no Qualis Periódicos da CAPES dados disponíveis sobre os periódicos da educação física brasileira que tiveram seus sites acessados e analisados. Os dados passaram por análise de conteúdo, realizada com apoio do software MaxQDA®. Identificou-se 39 periódicos, com foco e escopo abrangendo diversos temas e objetos na educação física, implementados majoritariamente nas décadas de 1990 e 2000. Os periódicos têm como principal vínculo as instituições de ensino superior e as associações científicas e estão indexados com maior proporção no Google Scholar e Latindex, sendo que a minoria consta nas coleções dos indexadores mais disputados como Web of Science e Scopus. Percebe-se que o periodismo científico da educação física se encontra consolidado e seus periódicos compõe as dinâmicas internas deste campo acadêmico-científico.

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Biografia do Autor

Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Universidade de Brasília

Mestre e Doutor em Educação Física pelo Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Graduação em Educação Física, licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC-FEFD/UFG). Editor Executivo da Revista brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Realiza pesquisas nos seguintes temas: formação em Educação Física, lazer, campo acadêmico científico da Educação Física.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Foi editor da Revista Pensar a Prática 2002/2012, foi Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança-UFG 2014/2018, Secretário Estadual Goiás do Colégio Brasileiro de ciências do Esporte. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, onde é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília desde 2013. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação e intervenção do profissional de Educação Física, o esporte e o lazer. É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

NASCIMENTO, O. A. dos S.; LAZZAROTTI FILHO, A. O periodismo científico da educação física brasileira: periódicos, instituições e indexadores. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29049, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130313. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130313. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais