Cultura indígena Kaingang e o cuidado ambiental

abordagens nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.135518

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Escola Indígena., Educação Física Escolar.

Resumo

El estudio busca analizar las diferentes percepciones sobre las prácticas pedagógicas de una maestra indígena y una maestra no indígena, además de investigar las opiniones de los estudiantes respecto de la incorporación de la cultura indígena Kaingang y la conciencia ambiental en las clases de Educación Física. La metodología adoptada se centró en las experiencias y narrativas de dos docentes que trabajan en escuelas indígenas, además de involucrar la aplicación de cuestionarios a los estudiantes. Los resultados revelaron que el maestra indígena introduce la cultura Kaingang a través de actividades como juegos indígenas, y el enfoque en el medio ambiente lo realiza a través de senderos y actividades afines. Los estudiantes enfatizaron la importancia de incorporar la cultura indígena y la conciencia ambiental en las clases. Así, este estudio se propuso aportar nuevas perspectivas a las prácticas pedagógicas, destacando la interacción entre los seres humanos y el medio natural como una reflexión relevante para la Educación Física escolar.

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Biografia do Autor

Adir Silveira

Professor de Educação Física na Escola Estadual Indigena de Ensino Médio Kanhrãnrãn fã Luis Oliveira. Rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil. 

Tatiane Motta Da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa

Lienciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Unipampa. Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa. Mestra em Educação em Ciências. Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unipampa.

Renata Colbeich da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora (2023) e Mestra em Ciências Sociais (2017). Licenciada em Sociologia (2014) (Licença Maternidade no período de 2011/2), ambos títulos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora na área de Antropologia da Educação. Foi pesquisadora voluntaria do Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena ÑandeReko pelo projeto Educação indígena e Invisibilidade. Trabalhou com a metodologia PBL durante período como Professora Magistério Nível Superior - Substituta, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença da Unipampa.

Diego de Matos Noronha, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa - Campus Uruguaiana. Residente em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Unipampa. 

Álvaro Luís Ávila da Cunha, Universidade Federal do Pampa

Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF- UFPel. Escola Superior de Educação Física Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educação pela FaE-UFPel Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação Ambiental pela FURG Universidade Federal do Rio Grande. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  Professor no curso de Especialização em Educação Ambiental na Unipampa. Professor no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Unipampa. Coordenador do Grupo de Estudos Movimento e Ambiente curso de Lic. em Educação Física, Unipampa.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

SILVEIRA, A.; DA COSTA E SILVA, T. M.; SILVA, R. C. da; NORONHA, D. de M.; CUNHA, Álvaro L. Ávila da. Cultura indígena Kaingang e o cuidado ambiental: abordagens nas aulas de Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30007, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.135518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/135518. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais