Análise da percepção de estagiários de educação física sobre a inclusão na escola

uma revisão integrativa

Autores

  • Marcio Luiz Borges Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ https://orcid.org/0000-0003-1851-7772
  • Ricardo de Almeida Pimenta Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Educação Física (DEF), Florianópolis, SC https://orcid.org/0000-0002-2432-1277
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE), Seropédica, RJ https://orcid.org/0000-0002-1082-2425
  • Valéria Nascimento Lebeis Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ
  • Vitor Alexandre Rabelo de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130615

Palavras-chave:

Estágio, Estagiário, Educação Física Adaptada, Educação Física Inclusiva, Inclusão

Resumo

Este estudo objetivou analisar os estudos científicos acerca da percepção de estagiários de Educação Física sobre a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Foi realizada uma revisão integrativa com busca nas bases de dados

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via Portal de Periódicos CAPES. Os descritores utilizados foram: “Estagiário”, “Educação Física Adaptada”, “Educação Física Inclusiva”, “Inclusão Escolar”, “Estudante com Deficiência” e “Percepção”, em português e inglês. Ao final, foram analisados 11 artigos científicos. Para a análise dos dados foram criadas 3 categorias. A primeira diz respeito à dificuldade encontrada pelos estagiários em conceituar inclusão; a segunda trata do papel do estágio na formação inicial e inclusiva, na qual os estagiários destacam o papel de auxiliares nos processos da educação física escolar e relatam que o estágio agregou valores e saberes sobre a inclusão. Por fim, a terceira categoria relata as dificuldades dos estagiários referentes à inclusão, sendo essas de cunho pedagógico, ligadas diretamente a lacunas na Formação Inicial.

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Biografia do Autor

Marcio Luiz Borges Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2022.

Ricardo de Almeida Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Educação Física (DEF), Florianópolis, SC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Atividade Física Adaptada pela Universidade do Porto - Portugal (revalidação - UNICAMP) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (Área: Comportamento Motor) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com período de Doutorado Sanduíche no Developmental Motor Cognition Lab da University of Texas at Arlington.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE), Seropédica, RJ

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF).

Valéria Nascimento Lebeis Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialização em Performance Humana em Academia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Seropédica, RJ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC-UFRRJ). Graduado em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

BARBOSA, M. L. B.; PIMENTA, R. de A.; MARTINS, R. L. D. R. .; PIRES, V. N. L.; ALMEIDA, V. A. R. de . Análise da percepção de estagiários de educação física sobre a inclusão na escola: uma revisão integrativa. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29046, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130615. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130615. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais