Currículo cultural

outras possibilidades de pensar a ressignificação

Autores

  • Welington Santana Silva Júnior Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-6232-0582
  • Mário Luiz Ferrari Nunes Faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124717

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Basquete, Resistência

Resumo

Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29008, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124717. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124717. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

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