A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Paulo Rogério Barbosa do Nascimento UNIJUÍ
  • Luciano de Almeida UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567

Palavras-chave:

Luta. Educação Física. Currículo.

Resumo

O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Barbosa do Nascimento, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Municipal Madalena, Panambi, RS, Brasil. E-mail: paulonascimento@urisan.tche.br

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto, Santo Augusto, RS, Brasil. E-mail: lucianoedf@urisan.tche.b

Downloads

Publicado

2008-04-17

Como Citar

NASCIMENTO, P. R. B. do; ALMEIDA, L. de. A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 91–110, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3567. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais