TRABALHO DE PROFESSORES NA ESCOLA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

  • João Francisco Magno Ribas UFSM
  • Liliana Soares Ferreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40235

Palavras-chave:

Práxis. Trabalho pedagógico. Escola

Resumo

Este texto aborda os aspectos teórico-metodológicos que orientam pesquisa, realizada no município de Santa Maria, que analisa como acontece no espaço e no tempo escolar, o trabalho pedagógico de professores da Educação Básica, especialmente licenciados em Educação Física e em Pedagogia. Descreve-se os recortes temáticos, os aspectos teóricos e, em consonância, os elementos metodológicos escolhidos para o projeto, sistematizando a fase inicial da pesquisa, ao mesmo tempo em que transcorre a produção de dados na escola. Em consequência dessas escolhas metodológicas objetiva-se ainda, problematizar o trabalho pedagógico como práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Magno Ribas, UFSM

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física. É vice-líder do GPELF Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação Fìsica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, didática dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fìsica.

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora, classe professor-adjunto III, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, atuando na graduação, especialização, no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Física/UFSM (Mestrado). É lider do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, emprego/desemprego, Pedagogia, pedagógico, políticas públicas, escola, educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação.

Publicado

2013-12-06

Como Citar

MAGNO RIBAS, J. F.; SOARES FERREIRA, L. TRABALHO DE PROFESSORES NA ESCOLA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 125–143, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.40235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40235. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais