Aprendizagens emergentes dos diferentes papéis desempenhados pelos alunos no modelo Sport Education

Autores

  • Camila Amato Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-5036-2577
  • Eduardo Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-9031-1037
  • Thiago José Leonardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0002-3843-2648
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-9709-4223

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.114101

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte. Sport Education. Esportes de Invasão.

Resumo

Com o objetivo de analisar os acontecimentos que emergiram da utilização do modelo Sport Education (SE) em uma unidade de ensino dos esportes de invasão, com enfoque nos diferentes papéis desempenhados pelos(as) alunos(as), foi realizada uma pesquisa-ação em um projeto de extensão. O estudo envolveu dois coordenadores, dois professores e uma professora que, em um processo de reflexão e ação, ministraram aulas para 14 crianças de sete a 11 anos. As reuniões foram gravadas e posteriormente transcritas. As aulas foram registradas em diários de campo individuais pelos três professores. Todas essas informações passaram pela análise temática. Os resultados apontaram que o código de condutas e o papel de treinador(a) auxiliaram a direcionar a atenção dos(as) alunos(as) para os objetos da unidade didática, como as atitudes e os conhecimentos tático-técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Amato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Mestranda em Ciências do Movimento Humano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduanda em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Administração de Empresas. Membra do LEME (Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte), atuando principalmente nos seguintes temas: esportes de invasão, esportes de rede/parede, Prática Pedagógica e Pedagogia do Esporte.

Eduardo Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro e pesquisador do LEME (Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte), atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia do Esporte (métodos de ensino/treino), Educação Física escolar e Formação de Professores/Treinadores.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Membro e coordenador do LEME (Laboratória de Estudos Multidisciplinares em Esporte), atuando principalmente nos seguintes temas: esportes coletivos (handebol e basquetebol), esportes individuais (atletismo), esportes de rede/parede (tênis, tênis de mesa, badminton e peteca), Pedagogia do Esporte (métodos de ensino/treino) Educação Física Escolar e TIC.

Downloads

Publicado

2022-03-20

Como Citar

AMATO, C.; OLIVEIRA, E. R. de; LEONARDI, T. J.; GINCIENE, G. Aprendizagens emergentes dos diferentes papéis desempenhados pelos alunos no modelo Sport Education. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28015, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.114101. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/114101. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais