“PELO MEU HISTÓRICO DE ATLETA […]”: A ANÁLISE DE DISCURSO E A LINEARIDADE ESPORTE-SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.105511

Palavras-chave:

Análise de Discurso. Saúde. Esportes. Infecções por Coronavírus.

Resumo

Nesta investigação, utilizamos o arcabouço teórico da Análise de Discurso, de corrente francesa, além de outras fundamentações críticas. Esta análise se propõe a trazer reflexões sobre os processos de produção dos sentidos do enunciado: “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria, ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha […]”, proferido em pronunciamento oficial à população brasileira pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em março de 2020. Objetivando a compreensão do funcionamento discursivo dessa materialidade discursiva, nos valemos de conceitos como estereótipos, pré-construído, interdiscurso, entre outros. Levantamos a hipótese, e buscamos afirmá-la, de que, na materialização deste discurso, está uma intencionalidade de estabelecer uma linearidade entre o esporte e a saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Garcia da Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense. Docente do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. 

Edmundo de Drummond Alves Júnior, Universidade Federal Fluminense

Docente do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Programa PREV-QUEDAS.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

PRATA, H. L.; SILVA, E. G. da; ALVES JÚNIOR, E. de D. “PELO MEU HISTÓRICO DE ATLETA […]”: A ANÁLISE DE DISCURSO E A LINEARIDADE ESPORTE-SAÚDE. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26095, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.105511. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/105511. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais