A HOMOFOBIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104750

Palavras-chave:

Homofobia. Normas de gênero. Revisão sistemática. Educação Física.

Resumo

A Educação Física (EF) é uma das disciplinas escolares que mais promove um ambiente hostil e marginal para os homossexuais. Este trabalho visa analisar artigos empíricos sobre crenças, atitudes e comportamentos homofóbicos presentes na EF Escolar por meio de uma revisão sistemática. Além de vários aspectos bibliométricos de interesse, quatro grandes temas emergiram da análise: 1) heteronormatividade e heterossexualismo predominante; 2) existência de homopositividade; 3) homonegatividade atenuada; e 4) propostas de ação. Essas questões são discutidas em detalhes e conclui-se que, apesar das melhorias, a homofobia ainda é generalizada. Além disso, há a necessidade de investigar a homofobia com amostras variadas e uma diversidade de métodos porque ainda há muito a aprender, seja sobre variáveis ou em diferentes contextos pessoais, sociais e ambientais.

 

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Publicado

2020-09-19

Como Citar

SÁENZ-MACANA, Angélica María; DEVIS-DEVÍS, José. A HOMOFOBIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26072, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.104750. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104750. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

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