A INFLUÊNCIA DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO NO JORNALISMO ESPORTIVO: UM ESTUDO COM JORNALISTAS SOBRE A COBERTURA DOS JOGOS PARALÍMPICOS RIO/2016

Autores

  • Silvan Menezes dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursos de Educação Física, Faculdade de Educação. Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Josep Solves Almela Universidad CEU Cardenal Herrera, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Comunicación. Valencia, Espanha.
  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná. Departamento e Programa de Pós-graduação em Educação Física. Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90427

Palavras-chave:

Esporte Paraolímpico, Mídia, Direitos de transmissão, Megaevento esportivo

Resumo

O objetivo da investigação foi caracterizar influências da detenção dos direitos de imagem e transmissão no processo de produção de notícias sobre os Jogos Paralímpicos Rio/2016. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, descritivo, exploratório e se inspirou em algumas características dos estudos de newsmaking. Entrevistamos 15 jornalistas e editores de diferentes grupos de mídia e jornais do país que cobriram o megaevento esportivo. As definições e delimitações do fazer jornalístico pautadas pelas questões comerciais, como por exemplo os limites de tempo e espaço para entrevistar os atletas e a dificuldade de, por vezes, eles acessarem ídolos esportivos regionais para a cobertura noticiosa direcionada a localidades específicas, indicam que, quando não se possui os direitos de transmissão, se restringe a amplitude e a complexidade das informações a serem recolhidas pelos jornalistas para a produção das notícias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursos de Educação Física, Faculdade de Educação. Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Professor Adjunto dos cursos de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC/UFS).

Josep Solves Almela, Universidad CEU Cardenal Herrera, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Comunicación. Valencia, Espanha.

Professor da Faculdade de Humanidades e Ciências da Comunicação da Universidade CEU Cardenal Herrera.

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná. Departamento e Programa de Pós-graduação em Educação Física. Curitiba, Paraná

Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2020-02-23

Como Citar

SANTOS, S. M. dos; ALMELA, J. S.; SOUZA, D. L. de. A INFLUÊNCIA DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO NO JORNALISMO ESPORTIVO: UM ESTUDO COM JORNALISTAS SOBRE A COBERTURA DOS JOGOS PARALÍMPICOS RIO/2016. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26010, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90427. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90427. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais