IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E SUBSTANTIVOS DA MERCANTILIZAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Rubens Antonio Gurgel Vieira Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.54955

Palavras-chave:

Educação Superior. Currículo. Mercantilização. Docentes.

Resumo

Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, investigou-se o processo de construção identitária dos docentes universitários. Para tanto, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas e solitárias, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes. 

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Biografia do Autor

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutorando em Educação

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

VIEIRA, R. A. G.; NEIRA, M. G. IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E SUBSTANTIVOS DA MERCANTILIZAÇÃO EDUCACIONAL. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 783–794, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.54955. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54955. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais