ROMANTISMO, ESPORTE E CINEMA: BOBBY JONES – A LENDA DO GOLF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.10064Palavras-chave:
Cinema. Romantismo. Esporte. Golfe.Resumo
Este texto parte da hipótese de que na representação do esporte os principais pressupostos e categorias do Romantismo configuram suas narrativas dominantes. O Romantismo aportou a linguagem tanto para falar sobre o esporte como para produzir os sentimentos sobre ele. No caso, tomar-se-á a particular narrativa do cinema no filme Bobby Jones – A lenda do Golfe para mapear e interpretar os pressupostos e núcleos do pensamento romântico. Na biografia filmada de Bobby Jones, os aspectos básicos do Romantismo, como a noção de Gênio; a angústia da cisão; a valorização do prazer; a busca da unidade; a autenticidade; a organicidade e a valorização da natureza estão presentes, organizando a narrativa. O filme trabalha dentro de uma perspectiva de reencantamento do mundo através de sua mensagem de valorização dos aspectos sensíveis em detrimento dos aspectos utilitários. O esporte, e aqui especialmente o Golfe, mostra-se como o grande fim e meio de nossa integral realização humana, nos moldes conhecidos do Romantismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-27
Como Citar
PEIL, L. M. N.; LOVISOLO, H. R.; LOVISOLO, H. R. ROMANTISMO, ESPORTE E CINEMA: BOBBY JONES – A LENDA DO GOLF. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 289–308, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.10064. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/10064. Acesso em: 24 set. 2023.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
