O código RDA e a iniciativa BIBFRAME: tendências da representação da informação no domínio bibliográfico

Autores

  • Luciana Candida da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) http://orcid.org/0000-0003-0729-3339
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo (USP)
  • Zaira Regina Zafalon Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.130-156

Palavras-chave:

Resource Description and Access (RDA). Bibliographic Framework Initiative (BIBFRAME). Princípios da catalogação. Códigos de catalogação. Formato MARC 21.

Resumo

São apresentados o código de catalogação RDA e a iniciativa BIBFRAME à luz dos princípios gerais da catalogação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre os princípios gerais da catalogação, em que foram destacados os mais importantes teóricos e os principais fatos que influenciaram o desenvolvimento dos princípios da catalogação e do código RDA, bem como da iniciativa BIBFRAME. Descreve-se o código RDA a partir de sua proposta, características e desenvolvimento, sua utilização com o Formato MARC 21 e faz-se uma comparação entre os códigos RDA e AACR2r. Em seguida, a iniciativa BIBFRAME é descrita em seus dois segmentos: modelo e vocabulário. Por fim, acredita-se que as iniciativas RDA e BIBFRAME serão assumidas ao longo do tempo como base para a descrição de recursos no ambiente web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Candida da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho. Docente da Universidade Federal de Goiás.

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor, Docente da  Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora, Livre Docente em Catalogação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

SILVA, L. C. da; SANTAREM SEGUNDO, J. E.; ZAFALON, Z. R.; SANTOS, P. L. V. A. da C. O código RDA e a iniciativa BIBFRAME: tendências da representação da informação no domínio bibliográfico. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 130–156, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.130-156. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69549. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)