Resource Description and Access (RDA)

as diretrizes antes e depois do projeto 3R

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.129637

Palavras-chave:

RDA, IFLA-LRM, Resource Description and Access, catalogação, 3R Project, RDA Oficial

Resumo

A Resource Description and Access foi desenvolvida pelo Resource Description Steering Committee, como um conjunto de elementos de dados para a criação de metadados de recursos de biblioteca e patrimônio cultural. Em 2017 foi publicado o modelo conceitual Library Reference Model, consolidando uma estrutura única como modelo de referência para bibliotecas. Há uma intensificação do uso das tecnologias da Web Semântica, como o Linked data, que apresentou uma nova perspectiva para descrição e ligação de dados. Com estas alterações, o grupo Steering Committee verificou a necessidade de uma nova estrutura da Resource Description and Access, o Projeto 3R, que reformulou a estrutura do site Resource Description and Access Toolkit alinhado ao Library Reference Model. Isto posto, a questão norteadora desta pesquisa foi: quais as principais alterações da Resource Description and Access com o Projeto 3R? O objetivo geral desta pesquisa foi apresentar as mudanças nas diretrizes considerando as alterações desenvolvidas no Projeto 3R. Foi empregado o método comparativo para análise das estruturas das duas versões do Resource Description and Access Toolkit. Como resultados observou-se que as principais mudanças no Projeto 3R podem ser divididas em três aspectos: (1) mudanças no site Resource Description and Access Toolkit; (2) mudanças estruturais nas diretrizes; e (3) mudanças relacionadas à aproximação com o cenário de publicação de dados na Web e o Linked data. Conclui-se que o Projeto 3R causou mudanças no uso do site, na estrutura das diretrizes, além de promover aproximações com o Library Reference Model e com o Linked data. São necessários esforços para compreender os meios mais eficientes de aplicar as diretrizes Resource Description and Access Projeto 3R na catalogação e nas áreas de pesquisa e ensino em catalogação.

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Biografia do Autor

Karen Cristina Soares Cavalheiro, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (PPGCI/UFSCar). Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Recebeu auxílio de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em 2018-2019. Participa do grupo de pesquisa Dados e Metadados (GPDM). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação da Informação, catalogação descritiva, mangá, dados e metadados.

Felipe Augusto Arakaki, Universidade de Brasília

Docente do curso de biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. É integrante do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação" e do Grupo de Pesquisa "Dados e Metadados". Áreas de interesse incluem a Ciência da Informação, principalmente nos temas: Representação e organização da informação, Catalogação, Metadados, Interoperabilidade, Padrões de Metadados, Dublin Core, BIBFRAME, Schema.org, Web Semântica, Linked Data e proveniência dos dados (PROV).

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Publicado

2023-11-13

Como Citar

SOARES CAVALHEIRO, K. C.; ARAKAKI, F. A. Resource Description and Access (RDA): as diretrizes antes e depois do projeto 3R . Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023. DOI: 10.1590/1808-5245.29.129637. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/129637. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

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Artigo