Do talk show ao televisivo: mais espetáculo, menos informação

Autores

  • Nisia Martins Rosário Unisinos

Palavras-chave:

Talk show. Televisão. Espetáculo.

Resumo

O presente artigo faz a retomada de questões relativas a uma característica bastante explorada pela televisão: o espetáculo. Ao mesmo tempo, questiona esses espaços/tempos televisivos em que ficção e não-ficção se tramam, buscando entender as configurações que surgem daí. Entre outros programas, isso se evidencia no talk show que, pela sua própria denominação, se apresenta como fruto dessa mistura de gêneros. É relevante, portanto, refletir sobre as construções de formatos e sobre os discursos articulados por esses programas na interação com algumas de suas especificidades, como as entrevistas, as tiradas de humor, a platéia e, sobretudo, o papel do apresentador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nisia Martins Rosário, Unisinos

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor permanente ppg cc da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, corpo e comunicação social.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

ROSÁRIO, N. M. Do talk show ao televisivo: mais espetáculo, menos informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 149–162, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/6415. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos