Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245231.62-86Palavras-chave:
Big Data. Análises de Dados. Discriminação. Fatores potencialmente discriminatórios.Resumo
As mudanças tecnológicas vividas a partir da virada do século causaram uma revolução na sociedade, chamada de Big Data, em que as análises de dados para determinar padrões e comportamentos puderam utilizar grandes quantidades de dados. Verifica-se que algumas análises, no contexto do Big Data, estão sendo conduzidas a gerar resultados discriminatórios. O estudo tem como objetivo identificar fatores que, potencialmente, possam gerar discriminação durante o processo de análise de dados. Para tal, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, enumerando em um quadro os casos de discriminação. Como resultado, identificam-se fatores possivelmente discriminatórios, além de ser feita uma explanação desses fatores. Por meio da pesquisa, verifica-se uma necessidade de existir reflexões profundas dos resultados que são obtidos a partir de análises de dados, ficando clara a necessidade da Ciência da Informação retratar tais questões, a fim de apontar os caminhos a serem tomados.Downloads
Referências
BAROCAS, Solon; SELBST, Andrew D. Big Data's Disparate Impact. Cali-fornia Law Review, Berkeley, v. 104, p. 671-732, 2016. Disponível em: <http://www.californialawreview.org/wp-content/uploads/2016/06/2Barocas-Selbst.pdf > Acesso em: 20 out. 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL; Rio De Janeiro: Ber-trand Brasil, 1989.
BUTLER, Declan. When Google got flu wrong. Nature, London, v. 494, n. 7436, p. 155-156, Feb. 2013. Disponível em: <http://www.nature.com/news/when-google-got-flu-wrong-1.12413> Acesso em: 26 jan. 2016.
CASADY, Tom. Police Legitimacy and Predictive Policing. Geography & Public Safety, Washington, v. 2. n. 4, p.1-16, mar. 2011. Disponível em: <http://www.nij.gov/topics/technology/maps/Documents/gps-bulletin-v2i4.pdf?Redirected=true>. Acesso em: 27 nov. 2015.
CHOW-WHITE, Peter A.; GREEN JR., Sandy E. Data Mining Difference in the Age of Big Data: Communication and the social shaping of genome technol-ogies from 1998 to 2007. International Journal of Communication, Los Ange-les, v. 7, p. 556-583, 2013. Disponível em: <http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/1459/869>. Acesso em: 22 set. 2016.
CRAWFORD, Kate. Think again: big data. Foreign Policy, Washington, v. 9, 2013. Disponível em: <http://www.foreignpolicy.com/articles/2013/05/09/think_again_big_data>. Acesso em: 26 jan. 2016.
CROLL, Alistair. Big data is our generation’s civil rights issue, and we don’t know it. Big data now, Atlanta, p. 55-59, 2012. Disponível em: <http://solveforinteresting.com/big-data-is-our-generations-civil-rights-issue-and-we-dont-know-it/>. Acesso em: 26 jan. 2016.
DISCRIMINAÇÃO. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa. Lis-boa: Priberam Informática, 2011. Disponível em: <http://www.priberam.pt/DLPO/discriminação>. Acesso em: 22 set. 2016.
FRANK, Morgan R. et al. Happiness and the patterns of life: A study of geolo-cated tweets. Scientific reports, London, v. 3, Set. 2013. Disponível em: <http://www.nature.com/articles/srep02625?WT.ec_id=SREP-20130917?message-global=remove&WT.ec_id=SREP-20130917> Acesso em: 26 jan. 2016.
GOLDSTEIN, Benjamin A.; WINKELMAYER, Wolfgang C. Comparative health services research across populations: the unused opportunities in big data. Kidney International, Bruxelas, v. 87, n. 6, p. 1094-1096, Jun. 2015.
GORDON, Charly. Big Data exclusions and disparate impact: investigating the exclusionary dynamics of the Big Data phenomenon. 2015. 37 f. Dissertação (Mestrado em Mídia, Comunicação e Desenvolvimento) - London School of Economics and Political Science, Londres. 2015. Disponível em: <http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/mediaWorkingPapers/MScDissertationSeries/2014/Charly-Gordon-MSc-Dissertation-Series-AF.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2016.
KAKHANI, Manish Kumar; KAKHANI, Sweeti; BIRADAR, S. R. Research Issues in Big Data Analytics. International Journal of Application or Innova-tion in Engineering & Management, Etmadpur, v. 2, n. 8, Aug. 2013. Disponí-vel em: <http://www.ijaiem.org/volume2issue8/IJAIEM-2013-08-29-070.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016.
LERMAN, Jonas. Big data and its exclusions. Stanford law review online, Stanford, v. 66, Sep. 2013. Disponível em: <https://www.stanfordlawreview.org/online/privacy-and-big-data-big-data-and-its-exclusions/>. Acesso em: 22 set. 2016.
LOHR, Steve. Big data, trying to build better workers. The New York Times, New York, Apr. 21th 2013. Tecnologia, p. 4. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2013/04/21/technology/big-data-trying-to-build-better-workers.html> Acesso em: 26 jan. 2016.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolu-tion that will transform how we live, work, and think. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Big Data: the management revo-lution. Harvard Business Review, Brighton, v. 90, n. 10, p. 61-67, oct. 2012. Disponível em: <https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-revolution#>. Acesso em: 22 set. 2016.
PERLROTH, Nicole. Fake twitter followers become multimillion-dollar busi-ness. The New York Times, Nova Iorque, 5 Abr. 2013. Bits. Disponível em: <http://bits.blogs.nytimes.com/2013/04/05/fake-twitter-followers-becomes-multimillion-dollar-business/?_r=0>. Acesso em: 25 nov. 2015.
PEW RESEARCH CENTER. Social Networking Fact Sheet. Washington, Pew Research Center, 2014. Disponível em: <http://www.pewinternet.org/fact-sheets/social-networking-fact-sheet/> Acesso em: 25 nov. 2015.
SANTANA, Ricardo Cesar Gonçalves. Ciclo de vida dos dados e o papel da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, Florianópolis, SC, 2013. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: ANCIB, 2013. Disponível em <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/284/319> Acesso em: 2 fev. 2016.
STREET BUMP. About street bump. Boston, 2015. Disponível em: <http://www.streetbump.org/about>. Acesso em: 27 nov. 2015.
SWEENEY, Latanya. Discrimination in online ad delivery. Ad Delivery, Nova Iorque, v. 11, n. 3, p. 1-19, Apr. 2013. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2208240>. Acesso em: 22 set. 2016.
TAURION, Cezar. Big data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
VALZ, Duane R. Dynamic pricing models for digital content. US 20080154798 A1. 26 jun. 2008. Disponível em: <http://www.google.com/patents/US20080154798>. Acesso em: 27 nov. 2015.
ZIKOPOULOS, Paul et al. Understanding big data: Analytics for enterprise class hadoop and streaming data. New York: McGraw-Hill, 2011. Disponível em: <http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?subtype=WH&infotype=SA&appname=SWGE_IM_DD_USEN&htmlfid=IML14297USEN&attachment=IML14297USEN.PDF>. Acesso em: 22 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Caio Saraiva Coneglian, José Eduardo Santarem Segundo, Ricardo Cesar Gonçalves Sant'ana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.