Elaboração do Tesauro de Filosofia Antiga Ágora

etapas e dimensões pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.138854

Palavras-chave:

Tesauro de Filosofia Antiga, Tesauro Ágora, filosofia do Ensino Médio, elaboração de tesauros, THESA

Resumo

O presente artigo propõe a elaboração de um Tesauro de Filosofia Antiga – o Ágora – para ser utilizado como instrumento pedagógico de ensino, no qual o professor de Filosofia do Ensino Médio pode se valer como recurso metodológico para aulas mais dinâmicas e participativas. A problemática se origina das dificuldades inerentes a prática docente no cenário nacional atual, marcado pelas disputas políticas e ideológicas, bem como a completa adoção das novas tecnologias por parte dos estudantes. A pesquisa é de natureza teórica e com abordagem qualitativa, e configura-se, de acordo com os meios e os fins, como bibliográfica e descritiva, respectivamente. Para garantir a estruturação do Tesauro de modo a atender o aspecto educacional, foi incluído a teoria da Linguística Textual, bem como as diretrizes de construção de Tesauros sob o viés de pesquisadores e das normas internacionais de padronização, como a ISSO. As etapas metodológicas da pesquisa foram divididas em quatro: a seleção e escolha dos recursos bibliográficas; o levantamento dos termos e atribuição de conceitos fundamentais; a etapa de categorização que estrutura os descritores do Tesauro; e a utilização do software THESA para a construção do Tesauro. A conclusão que alcançamos é que o Ágora se revela um poderoso aliado educacional, uma vez que as notas explicativas podem oferecer definições objetivas de conceitos e correntes filosóficas importantes, interligadas a partir de relações lógico-semânticas.

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Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Atua como Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professor do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Tem como áreas de interesse: Organização da Informação, Indexação (Representação Temática), Classificação, Linguagens Documentárias, Tesauros.

Marcílio Bezerra Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Bibliotecária e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

FELIPE, A. A. C.; CRUZ, M. B.; CRUZ, J. R. P. S. Elaboração do Tesauro de Filosofia Antiga Ágora: etapas e dimensões pedagógicas. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.138854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/138854. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo