Elaboração do Tesauro de Filosofia Antiga Ágora
etapas e dimensões pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.138854Palavras-chave:
Tesauro de Filosofia Antiga, Tesauro Ágora, filosofia do Ensino Médio, elaboração de tesauros, THESAResumo
O presente artigo propõe a elaboração de um Tesauro de Filosofia Antiga – o Ágora – para ser utilizado como instrumento pedagógico de ensino, no qual o professor de Filosofia do Ensino Médio pode se valer como recurso metodológico para aulas mais dinâmicas e participativas. A problemática se origina das dificuldades inerentes a prática docente no cenário nacional atual, marcado pelas disputas políticas e ideológicas, bem como a completa adoção das novas tecnologias por parte dos estudantes. A pesquisa é de natureza teórica e com abordagem qualitativa, e configura-se, de acordo com os meios e os fins, como bibliográfica e descritiva, respectivamente. Para garantir a estruturação do Tesauro de modo a atender o aspecto educacional, foi incluído a teoria da Linguística Textual, bem como as diretrizes de construção de Tesauros sob o viés de pesquisadores e das normas internacionais de padronização, como a ISSO. As etapas metodológicas da pesquisa foram divididas em quatro: a seleção e escolha dos recursos bibliográficas; o levantamento dos termos e atribuição de conceitos fundamentais; a etapa de categorização que estrutura os descritores do Tesauro; e a utilização do software THESA para a construção do Tesauro. A conclusão que alcançamos é que o Ágora se revela um poderoso aliado educacional, uma vez que as notas explicativas podem oferecer definições objetivas de conceitos e correntes filosóficas importantes, interligadas a partir de relações lógico-semânticas.
Downloads
Referências
AMERICAN NATIONAL STANDART INSTITUTE (ANSI); NATIONAL INFORMATION STANDARTS ORGANIZATIONS (NISO). ANSI/NISO Z39.19: guidelines for the construction, format, and management of monolingual controlled vocabularies. New York: ANSI, 2005.
BRASIL. Ministério da Cultura. Tesauro de folclore e cultura popular. Brasília: Ministério da Cultura, 2004.
BURNET, J. A aurora da Filosofia Grega. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
CAMPOS, M. L. de A. Linguagem documentária que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001.
CERVANTES, B. M. N. A construção de tesauros com a integração de procedimentos terminográficos. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2009.
CURRÁS, E. Ontologias, taxonomia e tesauros em teoria de sistemas e sistemática. Brasília: Thesaurus, 2010.
DODEBEI, V. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.
FELIPE, A. O gênero tesauro: um modelo de avaliação linguística. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
FELIPE, A. A. C.; CRUZ, M. B. Elaboração do tesauro do frevo. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 8, n. 3, p. 9-33, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.56837/fr.2022.v8.n3.901 . Acesso em: 20 out. 2023.
FELIPE, A. A. C.; SILVA NETO, J. A dimensão textual do gênero tesauro: uma análise da estruturação composicional e sequencial do tesauro da justiça eleitoral. In: ALBUQUERQUE, M.; MARTINS, G.; MOTA, D. Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2019.
GOMES, H. (coord.). Manual de elaboração de tesauros monolíngues. Brasília: Programa Nacional de Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior, 1990.
GOMPERZ, T. Os pensadores da Grécia: história da Filosofia Antiga. São Paulo: Icone, 2011. Tomo I: Filosofia Pré-Socrática.
GOMPERZ, T. Os pensadores da Grécia: história da Filosofia Antiga. São Paulo: Icone, 2013. Tomo II: filosofias socráticas e Platônicas.
GOMPERZ, T. Os pensadores da Grécia: história da Filosofia Antiga. São Paulo: Icone, 2014. Tomo III: Filosofia Aristótelica.
HADOT, P. O que é filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 1999.
HUDON, M. Guide pratique pour l’elaboration d’un thesaurus documentaire. Québec: Asted, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Diretrizes para elaboração de tesauros monolíngues. Brasília: IBICT, 1984.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Guidelines for multilingual thesauri. Netherlands: IFLA Headquarters, 2009.
INTERNATIONAL STANDART ORRGANIZATION (ISO). ISO 25964-1. Data model for the structure of an information retrieval thesaurus. New York: ISO, 2011.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
KOBASHI, N. Análise documentária e representação da informação. Informare - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-27, 1996.
KOBASHI, N. Manual de tesauros. São Paulo: FAPESP - Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, 2001.
KOBASHI, N. Metodologia de construção de tesauros. Brasília: Senado Federal, 2003.
MACEDO, E. P. N. Filosofia nas orientações curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228013 . Acesso em: 20 out. 2023.
MEUCCI, A.; BARROS FILHO, C. O que “Ensinar Filosofia” quer dizer? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, São Paulo, n. 13, p. 76-92, nov. 2009/abr. 2010. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4386 . Acesso em: 20 out. 2023.
MORAES, A. F.; ARCELLO, E. N. O conhecimento e sua representação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-11, 2000.
MORAES, S B. A. O Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID - Filosofia da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2014.
PARMÊNIDES. Fragmento 3. In: SOUZA, J. C (org.). Os Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
REALE, G. História da Filosofia Antiga I: das origens a Sócrates. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1993.
REALE, G. História da Filosofia Antiga II: Platão e Aristóteles. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1994a.
REALE, G. História da Filosofia Antiga III: os sistemas da Era Helenística. 10. ed. São Paulo: Loyola, 1994b.
REALE, G. História da Filosofia Antiga IV: as escolas da Era Imperial. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1994c.
REALE, G. História da Filosofia Antiga V: léxico, índices e bibliografia. 10. ed. São Paulo: Loyola, 1995.
SANTOS, D. R.; OLIVEIRA, K. F.; SOARES, Z. C. B. Desafios enfrentados pelos professores no cenário pandêmico e no pós-pandemia: professores e os desafios encontrados em tempo de pandemia. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 15, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23083 . Acesso em: 20 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Anderson Cavalcante Felipe, Marcílio Bezerra Cruz, Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.