Literatura infantil e protagonismo negro
mediação na biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.138792Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Literatura infantil, Protagonismo negro, Mediação da literatura infantil, Educação AntirracistaResumo
A literatura infantil é um dos dispositivos para compor o repertório social e colaborar com a formação identitária das crianças. Nesse trabalho refletiu-se acerca da presença de protagonistas negros na literatura infantil brasileira e as possibilidades de mediações visando à educação antirracista na escola. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa usando a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais documentos os sites governamentais e institucionais onde foram localizadas as obras de literatura infantil brasileira com protagonistas negros, publicadas a partir da Lei nº 11.645/2008 e reconhecidas pelos prêmios: Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e Biblioteca Nacional. As buscas nos referidos documentos digitais permitiram identificar as obras: Obax, Hortência das tranças, Contos de Moçambique e Da minha janela com os prêmios citados, usando como recorte temporal as premiações realizadas entre 2008 e 2022. Posteriormente essas obras foram analisadas e serviram de base para a construção de um instrumento pedagógico para o bibliotecário escolar. As análises mostraram que as quatro obras atendem 12 a todos os princípios elencados na Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história cultura afro-brasileira e africana. Conclui-se que o número de obras de literatura infantil com protagonistas negros premiadas no Brasil ainda é pequeno e as existentes necessitam de divulgação para ampliar sua circulação e uso.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALMEIDA, Luana Chnaiderman; PIANA, Christian. Contos de Moçambique. São Paulo: FTD, 2017.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 145, n. 48, p. 1, 11 mar. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis: Núcleo de Publicação, Centro de Ciências da Educação da UFSC, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
LELIS. Hortência das tranças. Belo Horizonte: Abacatte, 2015.
LUZ, Natália. Ubuntu: a filosofia africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência. Por dentro da África, Brasil, 24 de set. 2014.
NEVES, André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2010.
OTÁVIO JÚNIOR. Da minha janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
PALAVRA CANTADA. Roda africana. [S.l.: s.n.], 2013. 1 vídeo (4:34 min). Pulicado pelo canal Palavra Cantada Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI. Acesso em 07 nov. 2024.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RIO DE JANEIRO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Gerência de Leitura. Da minha janela, de Otávio Júnior: aula online. Rio de Janeiro: SME, 2020. 1 vídeo (3 min). Pulicado pelo canal Sala de Leitura Virtual SME Carioca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vYjK-IwUoeo. Acesso em 7 nov. 2024.
RODRIGUES, Nandia Leticia Freitas. A ciência da informação na afirmação de singularidades: narrativas de diáspora e construção de identidade nos museus afro. In: BARROSO, Danielle; GOMES, Elisângela; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Franciele Carneiro Garcês. Epistemologias negras: relações raciais na Biblioteconomia. Florianópolis: Rocha, 2019. p. 11-14.
SILVA, Maria Aparecida. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial. In: CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001. p.65-81.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica: métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Odilia Barbosa Ribeiro, Rovilson José da Silva, Sueli Bortolin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.