Literatura infantil e protagonismo negro

mediação na biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.138792

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Literatura infantil, Protagonismo negro, Mediação da literatura infantil, Educação Antirracista

Resumo

A literatura infantil é um dos dispositivos para compor o repertório social e colaborar com a formação identitária das crianças. Nesse trabalho refletiu-se acerca da presença de protagonistas negros na literatura infantil brasileira e as possibilidades de mediações visando à educação antirracista na escola. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa usando a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais documentos os sites governamentais e institucionais onde foram localizadas as obras de literatura infantil brasileira com protagonistas negros, publicadas a partir da Lei nº 11.645/2008 e reconhecidas pelos prêmios: Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e Biblioteca Nacional. As buscas nos referidos documentos digitais permitiram identificar as obras: Obax, Hortência das tranças, Contos de Moçambique e Da minha janela com os prêmios citados, usando como recorte temporal as premiações realizadas entre 2008 e 2022. Posteriormente essas obras foram analisadas e serviram de base para a construção de um instrumento pedagógico para o bibliotecário escolar. As análises mostraram que as quatro obras atendem  12 a todos os princípios elencados na Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história cultura afro-brasileira e africana. Conclui-se que o número de obras de literatura infantil com protagonistas negros premiadas no Brasil ainda é pequeno e as existentes necessitam de divulgação para ampliar sua circulação e uso.

 

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Biografia do Autor

Odilia Barbosa Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (atual). Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015-2016). Licenciada em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Assis (2012-2017). Aluna Especial do Programa de Pós Graduação em Letras da UNESP - Campus de Assis (2017), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília (2007-2010). Bibliotecária, atuando na Biblioteca Pública "Anna Aparecida José de Brito" da Prefeitura Municipal de Tarumã - SP (2012 - atual), já atuou na Biblioteca Interativa do Marista Escola Social Irmão Acácio em Londrina, PR (2017-2021), na Biblioteca Escolar do Colégio Rui Barbosa Anglo Xereta em Assis, SP (2017) e na Faculdade de Tecnologia - FATEC de Presidente Prudente (2011). Foi bolsista PIBIC/CNPq (2008-2010) com pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Estudou recentemente as seguintes linhas de pesquisa: Biblioteca Escolar, Histórias em Quadrinhos e Ação Cultural. Tem interesse em Estudos sobre Biblioteca Escolar, Mediação de leitura, Literatura infantil e juvenil e Literatura afro-brasileira. Foi membro do Conselho Curatorial do 10° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias: Biblioteca Viva (2017)

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado Sanduíche em Educação pela UNESP/Campus Marília- SP e UAB / Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha. Pós-doutorado em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Mestre em Letras, área de Literatura e Ensino, e Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Londrina. Vencedor do Prêmio VivaLeitura de 2008, categoria 2 - escolas públicas. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UEL. É líder do grupo de pesquisa Leitura, biblioteca escolar e mediação pedagógica. Coordena o projeto de pesquisa Mediação pedagógica da leitura nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Londrina, além de coordenar o projeto de extensão Formação do mediador de leitura da rede pública de educação. Foi editor da revista Educação em Análise de 2016 a 2020. Tem experiência nas áreas de Letras, Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantojuvenil, formação de leitores, formação do mediador de leitura; biblioteca escolar; formação de professores e didática da língua portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É professora adjunto nivel ad-c da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é colaboradora da Rede Mediar. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação de leitura, biblioteca escolar, leitura, literatura infantojuvenil e mediação da informação.

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

RIBEIRO, O. B.; SILVA, R. J. da; BORTOLIN, S. Literatura infantil e protagonismo negro: mediação na biblioteca escolar. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.138792. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/138792. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo