Audiovisuais e Linked data: um estudo das bases DBpedia e LMDB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245243.297-315

Palavras-chave:

Linked data. Recursos audiovisuais. Web semântica. SPARQL. Filmes.

Resumo

Como proponente da Web Semântica e dos princípios Linked Data, a iniciativa Linking Open Data oferece uma enorme proporção de dados de audiovisuais que podem auxiliar nas buscas e na recuperação de informações mais precisas. Nesse cenário, o objetivo é explorar os possíveis relacionamentos de bases de dados de audiovisuais no Linking Open Data, no intuito de apresentar o potencial dessa iniciativa para usuários que buscam fontes de informação detalhadas sobre os audiovisuais. Utilizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter exploratório e aplicado, baseada na literatura científica dos temas Linked Data, Web Semântica e audiovisual. Posteriormente, foram consultadas as bases DBpedia e LMDB com o uso do protocolo SPARQL. Considera-se que os conjuntos de dados disponíveis no Linking Open Data não só podem auxiliar na ligação entre informações sobre recursos audiovisuais, como também, podem ser fonte para a construção de catálogos mais dinâmicos, reduzindo o retrabalho durante o processo de descrição de recursos informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Ciência da Computação. 

Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina- UEL

José Eduardo Santarém Segundo, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade de São Paulo (USP)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; Professor Doutor no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. 

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

SIMIONATO, A. C.; CONEGLIAN, C. S.; GONÇALEZ, P. R. V. A.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Audiovisuais e Linked data: um estudo das bases DBpedia e LMDB. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 297–315, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245243.297-315. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/78206. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)