O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística

Autores

  • Leolíbia Luana Linden Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245243.96-124

Palavras-chave:

Descrição arquivística. Tratamento temático da informação. Instrumentos normativos de descrição arquivística. Arquivologia.

Resumo

O estudo analisa Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística desenvolvidos em diferentes países, a fim de verificar a descrição de conteúdo nestes documentos. Trata das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental, assim como seus respectivos objetos: produtos, instrumentos e processos. Apresenta correntes teóricas do pensamento arquivístico: tradicional, records management e integrada, assim como, discorre sobre o histórico da descrição arquivística e o desenvolvimento de manuais, normas e orientações que foram criadas na intenção de padronizar o processo de descrição arquivística. Realiza levantamento de Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística em diferentes países, tendo sido coletados e caracterizados 12 que se apresentam em línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Dentre esses, foram selecionados oito Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística que contemplam a descrição de conteúdo em sua estrutura, possibilitando, assim, a análise da existência ou não de características das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação e a identificação dos aspectos indicados pela literatura da área de TTI: processos, produtos e instrumentos. Conclui-se que documentos de arquivo apresentam características específicas que precisam ser analisadas de forma diferente dos bibliográficos. No entanto, é possível estabelecer diálogo entre as áreas de Tratamento Temático da Informação e Arquivologia, visando à melhoria do acesso à informação. Contribui-se com a transposição desses conceitos e teorias, oriundos da Ciência da Informação, ao contexto do documento de arquivo e com as discussões acerca do desenvolvimento teórico e prático do Tratamento Temático da Informação na Arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leolíbia Luana Linden, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

LINDEN, L. L.; BRÄSCHER, M. O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 96–124, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245243.96-124. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/78396. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos