Televisão comunitária: mobilização social para democratizar a comunicação no Brasil

Autores

  • Cicília Peruzzo Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação. Televisão de Rua. Canal Comunitário. Participação na gestão. Participação popular. Acesso Público.

Resumo

Síntese de estudo sobre a televisão comunitária no Brasil. Baseado em pesquisa bibliográfica, documental e em entrevistas junto a coordenadores de canais comunitários pioneiros, o estudo tem como objetivos: identificar as modalidades de participação popular nos canais comunitários no sistema cabo de televisão no Brasil, além de resgatar as origens desse tipo de produção audiovisual desde o seu formato de TV de Rua. Conclui-se que em meio a crises, distorções e avanços, tais meios de comunicação representam um passo significativo na democratização da mídia no País e na configuração de um novo modelo de televisão pública.

 

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Biografia do Autor

Cicília Peruzzo, Universidade Metodista de São Paulo

Professora da UMESP Doutora em Ciências da Comunicação/USP Mestre em Comunicação Social/UMESP Graduada em Comunicação Social/Faculdade de Comunicação Social Anhembi Currículo Lattes

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Publicado

2009-03-13

Como Citar

PERUZZO, C. Televisão comunitária: mobilização social para democratizar a comunicação no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 177–189, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/5944. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos