Mundaneum e Biblioteca Digital Mundial: relações possíveis?
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245250.216-242Palavras-chave:
Mundaneum. Biblioteca Digital Mundial. Paul Otlet. UNESCO.Resumo
A contribuição de Paul Otlet para a Ciência da Informação, em específico nos estudos da Documentação, é notável. No contexto histórico entre as duas guerras mundiais, Otlet sonha com o Mundaneum, um centro de informação e produção de conhecimento em prol da paz mundial. Entre 2005 e 2006, a Library of Congress, a UNESCO e outras cinco instituições, dentre as quais a Biblioteca Nacional do Brasil, propõem a criação da Biblioteca Digital Mundial. Por acreditar na importância que as instituições de patrimônio cultural e documental têm na curadoria de objetos informacionais para a formação histórica, educacional, política e social, buscaram-se respostas para a questão: seria a Biblioteca Digital Mundial a realização do Mundaneum? Com o objetivo geral de identificar aproximações entre o Mundaneum e a Biblioteca Digital Mundial, pela perspectiva histórica, a pesquisa percorre objetivos exploratórios. Com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, faz-se uso de pesquisa bibliográfica e documental para a tessitura dos resultados. Arrisca-se a considerar que a Biblioteca Digital Mundial apresenta forte relação com o Mundaneum, embora essa identificação não tenha sido feita nas fontes documentais encontradas. A Biblioteca Digital Mundial se posta como a realização do sonho-utopia de Otlet, reúne e dissemina o conhecimento internacional, intercultural, com recursos informacionais dos mais diversos períodos, países, formatos e áreas do conhecimento. Apesar de terem sido identificados fortes vínculos entre elas, não foi notada a presença da proposta de Otlet para que o projeto da Biblioteca Digital Mundial tivesse visão integrada, estrutural, interdisciplinar, correspondente às funções da vida social, como propôs Otlet: biológica, reprodutiva, econômica, moral, intelectual, jurídica e política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.