CORPO NO PRAGMATISMO DE RICHARD RORTY
Resumo
O valor atribuído às expressões atividade física ou práticas corporais guarda estreita relação com o referencial epistêmico que possuem acerca do corpo, incidindo sobre a própria Educação Física (sua especificidade). Considerando as implicações que o corpo gera para a Educação Física, exploramos neste ensaio a noção de corpo no pragmatismo de Richard Rorty (1931-2007). O objetivo é compreender a perspectiva rortyano-pragmática de corpo e suas implicações para a Educação Física. Dentre outros aspectos, nossa leitura sugere compreender o corpo como contingente e não admitindo fins teleológicos, deixando em aberto para exploração e redescrições. A implicação para a Educação Física é a ênfase nos critérios sociais e políticos (e não epistemológicos e ontológicos) para a criação de ações e pensamentos mais profícuos para a realização da educação corporal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-PORDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.94430
Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

